Hoje a cidade maravilhosa, cheia de encantos mil completa 450 anos e eu não poderia deixar passar em branco. Hoje foi publicado um D.O. comemorativo, vou reproduzir um trecho que achei bem legal aqui
DECRETO RIO Nº 39797 DE 1º DE MARÇO DE 2015.
Declara a “condição carioca”, a “carioquice”, como Bem Cultural Imaterial da Cidade do Rio de Janeiro
(...)
CONSIDERANDO que a condição carioca é um estado mental, espiritual,corpóreo, gestual e linguístico, antes de ser apenas o gentílico dos quenascem no Município do Rio de Janeiro, permitindo que qualquer pessoaconverta-se em carioca, se assim o desejar;(...)
O Rio é minha cidade vizinha, já que moro em Nikiti, e onde vou 4x na semana para trabalhar (já gostei de ir mais, mas atualmente, com tanto engarrafamento, confesso que cansei). Para ir de Niterói ao Rio, pode-se ir de barcas ou ir pela Ponte, que é a Ponte Rio Niterói (só falamos ponte mesmo), mas que na verdade é a ponte Presidente Costa e Silva. Um visual lindo!
DECRETO RIO Nº 39797 DE 1º DE MARÇO DE 2015.
Declara a “condição carioca”, a “carioquice”, como Bem Cultural Imaterial da Cidade do Rio de Janeiro
(...)
CONSIDERANDO que a condição carioca é um estado mental, espiritual,corpóreo, gestual e linguístico, antes de ser apenas o gentílico dos quenascem no Município do Rio de Janeiro, permitindo que qualquer pessoaconverta-se em carioca, se assim o desejar;(...)
O Rio é minha cidade vizinha, já que moro em Nikiti, e onde vou 4x na semana para trabalhar (já gostei de ir mais, mas atualmente, com tanto engarrafamento, confesso que cansei). Para ir de Niterói ao Rio, pode-se ir de barcas ou ir pela Ponte, que é a Ponte Rio Niterói (só falamos ponte mesmo), mas que na verdade é a ponte Presidente Costa e Silva. Um visual lindo!
Barca e Ponte Rio Niterói
Pão de Açúcar, Cristo Redentor
e Ilha Fiscal
Corcovado: onde fica o Cristo Redentor de braços abertos sobre a Guanabara abençoando a cidade. Pode-se subir de carro ou van ou trem. Só fui uma vez é realmente lindo, mas prefiro o Pão de Açúcar.
Ilha Fiscal: A visita é paga mas também é barata. Mas tem que chegar cedo para conseguir comprar ingresso. Fica dentro do complexo da marinha, que também vale a pena a visita, e sempre tem ingresso.
Parque Lage: Fica no bairro do Jardim Botânico a poucos metros do famoso parque que leva o nome do bairro. A entrada é gratuita, ótimo para fazer picnic, caminhar sem pressa e admirar as construções que tem dentro.
Parque Lage com amigas da faculdade
Jardim Botânico: super famoso e lindo. A visita é paga mas também é barata. Lembre de pegar o mapa antes de entrar, no centro de informações que fica à esquerda das roletas, para não deixar de ir a nenhum dos pontos, seguindo pelas aléias lindas.
Jardim Botânico
Sede do Flamengo: para uma Flameguista como eu, visitar a sede do clube é um encanto. E fica num lugar lindo, tava rolando treino, foi um dia encantador.
Urca: o bairro onde começou o Rio de Janeiro, onde Estácio de Sá chegou vindo de Portugal. Bairro encantandor, onde fica o Pão de Açúcar e a Escola de Educação Física do Exército, dentre outras grandes Universidades e Escolas importantes. Vale a pena dar uma volta por lá.
Aterro do Flamengo: fecha aos finais de semana para lazer e onde acontecem corridas e caminhadas. Muito bonito, bom para ir caminhar, andar de bicicleta, skate...
Eu e Amore no Aterro do Flamengo após corrida
Forte de Copacabana: Vista de tirar o folego. É pago mas é sempre baratinho, Pode entrar e fazer a visita na parte do museu e tal ou só ficar pelo lado de fora admirando a paisagem. Vale a pena tomar café ou almoçar na confeitaria colombo que tem no forte (já comi na que fica ao lado também, quando a Colombo estava absurdamente cheia e também é muito bom). Aproveita para andar no calçadão e tirar foto com Drummond.
Forte de Copacabana
Calçadão de Copacabana com amigas do trabalho
Pedra do Arpoador onde o por do sol termina com aplausos. Programa bem carioca de se fazer, lindo e de graça. Ótima pedida para depois de visitar o forte de Copacabana. Dá para ir a pé, anda bem pouco e vai curtindo o visual.
Pedra do Arpoador com amigas
Parque Estadual da Chacrinha: fica em Copacabana, escondidinho no meios dos prédios e é lindo. Só fui uma vez, no aniversário de uma amiga, que fez picnic lá e me encantei. Sempre quero voltar, mas nunca me programei para tal.
Maracanã fui poucas vezes depois de adulta, para ver jogos do Pan2007, jogo das estrelas do Zico, mas o que mais fiz lá mesmo, foi ir ver shows. Mas rola uma visita guiada, que ando querendo fazer e que parace ser muito legal.
Lapa: bairro boêmio, tem bares para todos os gostos, estilos e bolsos. Tem os Arcos da Lapa e a colorida escadaria Selarón, que além de linda leva ao bairro de e Santa Tereza, bairro que exala cultura por todos os lados. Antes havia o bondinho, que está sem funcionar desde agosto de 2011, por conta de um acidente que matou 6 pessoas.
Escadaria Selarón
Feira de São Cristóvão: repleto de restaurantes de comida nordestina, barracas com produtos típicos (decoração, roupas, brinquedos, comidas, bebidas, sorvete...) e rola forró também. Vale a pena ir. Nunca fui a noite, sempre de dia, e sempre gostei.
Sambódromo: o que vejo com mais frequência, pois fica a 500 m do meu trabalho, já desfilei por muitos anos no carnaval e também já fui a muitos shows ali. Recomendo desfilar numa escola de samba uma vez na vida, é diferente de tudo que já fez, tenho certeza.
Pronta pra desfilar pela Porto da Pedra
Desfilando pela Viradouro
Com Mestre Cissa e com mommy no ensaio técnico
CCBB: o Centro cultural do Banco do Brasil, tem sempre uma programação legal, o prédio em si é muito bonito, vale a visita. Fica no centro da cidade.
Confeitaria Colombo: tradicional na cidade, em funcionamento desde 1894, linda demais. Vale a pena parar para tomar um café, provar seus deliciosos doces ou até mesmo almoçar. Também fica no centro da cidade. Uma dica, é ir antes ou depois de ir ao CCBB. Aproveita para fazer uma caminhada pelo centro do Rio.
Ilha de Paquetá: boa para passar o dia, pegar a barca cedinho e voltar a noitinha. Já fui para dormir também uma vez, com Conrado, e foi bem legal também.
Confeitaria Colombo
Quinta da Boa Vista: lugar lindo para passar o dia com família, amigos, fazer picnic, andar de pedalinho. Ótimo para ir com crianças.
Picnic do niver da Advi na Quinta
Também recomendo fazer: Passeio de barco, pegar a estrada e subir a serra rumo à Lumiar, São Pedro da Serra, ir a Nova Friburgo fazer compras e passear, ir a Petrópolis aproveitar para fazer compras, ou pegar a estrada rumo às lindas praias, seja na Costa Verde (Ilha Grande) ou Região dos Lagos (Araruama, Saquarema, Cabo Frio, Búzios e Arraial do Cabo).
Araruama (fotos de cima) e Saquarema (fotos de baixo)
Termômetro em frente à Central do Brasil
(a 2 quadras do meu trabalho)
Beijossssssss
┌──»ʍi૮ђα ツ
Mi,
ResponderExcluirQuando eu voltar para o Rio, quero aplaudir o sol se por no Arpoador, conhecer a Lapa, Santa Tereza, na Confeitaria Colombo, ih já to com uma lista.. hehe
Amo o Rio e é emocionante estar no Corcovado e no Pão de Açúcar. Nunca senti tanto a presença de Deus.
Mar ao fundo e eu às lágrimas só pra variar.
Big Beijos
Me deu vontade de ir no Rio novamente!
ResponderExcluirLindo!
bj bj
http://blogdacacausp.blogspot.com.br/
IG: @blogdacacausp
Face: https://www.facebook.com/blogdacacausp
Oi Micha, conheci bem pouquinho do Rio, mas a cidade é realmente maravilhosa!
ResponderExcluirVendo as fotos fiquei morrendo de vontade de voltar e visitar os lugares que eu não conheci!
Boa semana Micha!
Abraços!
Eu sou apaixonada pelo Rio eh de uma beleza q emociona dos lugares q eu conheço eh o mais lindo!!!!
ResponderExcluirJá fui à Lapa e ao Flamengo. Mas queria mesmo era uma foto com o Drummond, divo!
ResponderExcluirAinda volto aí pra isso!
Um beijo,
Fê
Algumas Observações
Minhas Literariedades
Teoria, Prática e Aprendizado
Na boa , morar no rio é privilégio !!!!
ResponderExcluiramei conhecer o RIO , AMEIIII !!
Beijos
realmente o Rio de Janeiro continua lindo!!!!
ResponderExcluirnunca fui! mas tenho muita vontade de conhecer!!!!!!!!
adorei o post! falando muito do Rio!
amei!
beijos
Micha, eu já fui pro Rio 3x, mas não deu pra conhecer quase nada. Pretendo voltar com o Paulo, pra ficar mais tempo e conhecer todos os lugares legais que tem!
ResponderExcluirBjs
Oi Micha!
ResponderExcluirLinnnndo post sobre o Rio - a minha cidade do coração (nasci em São Paulo - capital) mas morei no Rio até os meus 18 anos! (faz temmmpo) Fui alfabetizada em "carioquês" - até hoje falo: Arroiz, doix, treix, fugão e tumate - pode isso? Se não pode, eu amo assim mermo - só não falo "feista" é muito para minha cabeça! Fora o calor, a violência é uma tristeza no Rio... Obrigada por dividir tantas coisas lindas no meu / nosso Rio !
Até hoje, pessoas aqui em SP me perguntam se sou " Carioca " rs rs
bjs moça,
Xtina