sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Livros e Filmes: Agosto 2019



Poder absoluto: O livro é um pouco confuso no início, devido a muitas trocas de "cenas", muitos personagens sendo "apresentados", mas depois que engata na leitura, as coisas vão ficando mais claras e não dá para parar de ler. Muito bom. 🎬 O livro foi adaptado para o cinema com Clint Eastwood estrelando. Agora quero ver o filme.

Sinopse: Luther Whitney está prestes a cometer o último roubo de sua vida. Ele pretende passar a aposentadoria em alguma praia distante. Mas seus planos vão por água abaixo quando a dona da casa invadida por ele aparece de repente, acompanhada do amante – o presidente dos Estados Unidos. Escondido, Luther vê o romance entre Christy Sullivan e Alan Richmond esquentar muito, a ponto de virar uma briga séria. Quando ela ameaça matar o amante com um abridor de cartas, os agentes da guarda presidencial imediatamente entram em ação. De repente Luther passa de ladrão a única testemunha de um crime, diante de uma mulher morta e de uma verdade devastadora, em que ninguém jamais vai acreditar: o presidente é um assassino. Quando as investigações começam – com o misterioso interesse e apoio do Serviço Secreto –, as suspeitas logo recaem sobre Luther. Mas ele também tem um aliado: Jack Graham, um amigo de longa data, ex-namorado de sua filha, que se arrepende amargamente de ter trocado a defensoria pública pela roda endinheirada do direito corporativo. Um ladrão escrupuloso, um advogado obstinado, um detetive que não aceita nenhum caso sem solução e um grupo de pessoas dispostas a qualquer coisa pelo poder.

Ele não joga capoeira, ele faz cafuné: O livro reúne artigos escritos pelo Mestre Cafuné para uma revista especializada em capoeira. São lembranças, recordações e emoções da época que foi aluno do Mestre Bimba, o criador da capoeira regional. Tudo contado de uma maneira tão simples e dotada de sentimentos, que faz parecer que estamos fazendo e/ou assistindo a aula do Mestre Bimba. Amei demais!

Sinopse: Ele não joga capoeira, ele faz cafuné - histórias da academia do Mestre Bimba' reúne artigos e lembranças do autor sobre a vivência na academia de capoeira do Mestre Bimba. Os sentimentos do dia a dia, das aulas e apresentações, estão presentes nas páginas desta publicação. Alguns aspectos da diversificada cultura brasileira são desvendados ao longo desta obra. A capoeira, expressão de luta do povo negro e uma arma para a saída das senzalas, no período da escravidão, e os capoeiristas, discriminados e perseguidos, são abordados com um olhar crítico, a partir de lembranças e estudos do autor sobre Mestre Bimba e sua academia. Após percorrer a história de Mestre Bimba e de sua academia, expondo, por exemplo, aspectos sobre seus ensinamentos, o local das aulas e a repercussão de uma campanha de marketing realizada por ele e seu grupo nos jornais soteropolitanos, o autor apresenta aos leitores um caderno de fotos do Mestre.

A pérola que rompeu a concha: A história de 2 gerações da mesma família do Afeganistão é contada de forma emocionante. O relato impressiona pela diferença cultural e religiosa. Senti tantas emoções: raiva, indignação, revolta, medo, pena. Como é sofrida a vida da mulher nesses lugares. São culpadas por não gerar filhos homens, são humilhadas pelos homens, pelas sogras, ridicularizados por sua aparência, recebem apelidos pejorativos... mas o livro também fala de sonhos, transformações, resistência e é muito bem escrito, vale a pena demais ler. Estou apaixonada por ele é acho que daria um filme fascinante.

Sinopse: Filhas de um viciado em ópio, Rahima e suas irmãs raramente saem de casa ou vão à escola em meio ao governo opressor do Talibã. Sua única esperança é o antigo costume afegão do bacha posh, que permite à jovem Rahima vestir-se e ser tratada como um garoto até chegar à puberdade, ao período de se casar. Como menino, ela poderá frequentar a escola, ir ao mercado, correr pelas ruas e até sustentar a casa, experimentando um tipo de liberdade antes inimaginável e que vai transformá-la para sempre. Contudo, Rahima não é a primeira mulher da família a adotar esse costume tão singular. Um século antes, sua trisavó Shekiba, que ficou órfã devido a uma epidemia de cólera, salvou-se e construiu uma nova vida de maneira semelhante. A mudança deu início a uma jornada que a levou de uma existência de privações em uma vila rural à opulência do palácio do rei, na efervescente metrópole de Cabul. A pérola que rompeu a concha entrelaça as histórias dessas duas mulheres extraordinárias que, apesar de separadas pelo tempo e pela distância, compartilham a coragem e vão em busca dos mesmos sonhos. Uma comovente narrativa sobre impotência, destino e a busca pela liberdade de controlar os próprios caminhos.

Reconstruindo Amélia: Adorei, não dá vontade de parar de ler até ter tudo desvendado. Porém, achei que algumas coisas foram desnecessárias e acabaram embalando a solução de outras que ficaram sem o final que merecia. Não dá pra explicar melhor pra não dar spoiler.

Sinopse: Kate Baron, uma bem-sucedida advo­gada, está no meio de uma das reuniões mais importantes de sua carreira quando recebe um telefonema. Sua filha, Amelia, foi suspensa por três dias do Grace Hall, o exclusivo colégio particular onde estuda. Como isso foi acontecer? O que sua sensata e inteligente filha de 15 anos poderia ter feito de errado para merecer a punição? Sua incredulidade, no entanto, vai aos poucos se transformando em pavor ao deparar, no caminho para o colégio, com um carro de bombeiros, uma dúzia de policiais e uma ambulância com as luzes desligadas e portas fechadas. Amelia está morta. Aparentemente incapaz de lidar com a suspensão, a garota subiu no telhado e se jogou. O atraso de Kate para chegar a Grace Hall foi tempo suficiente para o suicídio. Pelo menos essa é a versão do colégio e da polícia.Em choque, Kate tenta compreender por que Amelia decidiu pôr fim à própria vida. Por tantos anos, as duas sempre estiveram unidas para enfrentar qualquer problema. Por que aquele ato impulsivo agora? Suas convicções sobre a tragédia e a pró­pria filha estão prestes a mudar quan­do, pouco tempo depois do funeral, ela recebe uma mensagem de texto no celular: Amelia não pulou. Alternando a história de Kate com registros do blog, e-mails e posts no Fa­cebook da filha, Reconstruindo Amelia é um thriller empolgante que vai surpreender o leitor até a última página.

Treze: Laços familiares, amizade, chantagem, atração, amor... tem de tudo. Muitos sentimentos. A leitura de Treze foi uma grata surpresa e quando comecei, não consegui mais parar. E ela é da mesma cidade que eu - Niterói - e eu não sabia. Fiquei tão feliz ao ver partes da cidade descritas no livro. Engraçado isso, né? Que escrita gostosa que a FML Pepper tem. Super recomendo! Já quero ler os outros livros dela.

Sinopse: Às vésperas de cometer o maior golpe de sua vida, a cética Rebeca vai a um parque de diversões decadente e se depara com uma enigmática cartomante que, contra a sua vontade, faz uma série de previsões bizarras sobre seu futuro. Para seu desespero, todas as nefastas previsões viriam a se concretizar e a arremessariam em um furacão de perdas e de derrotas. Quando sua vida chega ao fundo do poço, circunstâncias inesperadas lhe dão a chance de um recomeço e, querendo ou não, agora Rebeca não pode desprezar a última e mais perturbadora previsão da vidente: o número TREZE, ou melhor, o décimo terceiro namorado seria o homem que traria sua salvação. Longe dele, sua existência seria apenas caos e ruína. O que Rebeca jamais poderia imaginar, no entanto, é a que a cartomante camuflaria o predestinado atrás de charadas. Dois rapazes surgem em seu caminho e se encaixam perfeitamente nas pistas, mas apenas um deles será o grande amor da sua vida. É chegada a hora de decifrar o enigma do coração ou arriscar perder tudo para sempre.



O testamento do Sr. Napumoceno: Li para o projeto 198 livros e representa o arquipélago do Cabo Verde. Por vezes, achei a narrativa cansativa, sem diálogos, porém interessante, devido a um vocabulário muito diferente, com expressões usadas na ilha que são engraçadas (tem glossário ao final do livro). O livro é divertido e mostra o ser humano no seu íntimo, seus pensamentos, sentimentos, que muitas vezes só fazem sentido para ele mesmo. Vale a pena ler. . 🎥 Tem filme com o mesmo nome, de 1997. Ta disponível no YouTube. Não assisti.

Sinopse: Dez anos antes de morrer, o sr. Napumoceno escreveu um testamento de "trezentas e oitenta e sete laudas de papel almaço pautado". Ninguém imaginava que pudesse haver tanta novidade na vida do comerciante solteirão, de hábitos rigorosamente metódicos. Mas, nas centenas de folhas onde o sr. Napumoceno registrou a própria vida com toda a sinceridade, não se conta apenas a história do garoto de pés descalços que enriqueceu com trabalho, sorte e alguma malandragem: entrelaçado àquela existência surpreendente, emerge o quadro vivo do cotidiano em uma cidade de Cabo Verde antes da independência de Portugal, da década de 40 em diante.

Beijossssssss
┌──»ʍi૮ђα

Um comentário:

  1. Parabéns amiga, coloquei aqui na minha meta voltar com a leitura.

    ResponderExcluir