quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Foz do Iguaçú - dia 3: city tour no Paraguai

Na 3a. feira, dia 25/07, fomos a Ciudad del Este, no Paraguai, também com a Loumar turismo. Passamos pela ponte da amizade e não fomos parados na aduana nem na ida nem na volta. Tudo liberado. Isso é meio bizarro e assustador.


Trocamos de ônibus para o de uma empresa local (Emperatriz viajes/turismo) e começamos o city tour propriamente dito. A 1a. parada foi na Catedral San Blas , que tem formato de navio quando vista de lado. Adorei o vitral com as Santas Padroeiras dos 3 países e conhecer o único santo paraguaio: San Roque Gonzáles. 



San Roque Gonzáles

A 2a. parada foi numa Mesquita Muçulmana Alkhaulafa Al-Rashdeen (Mesquita Del Este), onde as mulheres colocam um véu para entrar e todos tiram os sapatos. Peguei uns livros sobre o islã para ler, eles tinham para doação. Fico curiosa para saber mais a respeito dessa religião.




Depois paramos numa padaria (Chiperia Mi Abuela) com comidas típicas paraguaias e aceitava pagamento em real. Compramos uns doces, refrigerante paraguaio e a sopa paraguaia, que é sólida. Segundo a guia, foi um acidente culinário que começou quando Mariscal Lopez pediu a sopa para servir numa recepção na sua casa e a criada fez muito grossa, então levou ao forno e virou a famosa sopa paraguaia. Achamos deliciosa. Obs.: A sopa nossa lá é chamada de caldo.



sopa paraguaia

Barraca de tererê, tem várias espalhadas pela rua. E em todo canto vemos pessoas com suas garrafas e seu tererê. Eles bebem gelado. Nós não provamos porque não tínhamos garrafa (ninguém da excursão tinha) e eles não tem copo nem nada. As pessoas já levam suas garrafas térmicas.





Paramos também no Lago de la Republica, um lago artificial num bairro classe média alta, bem bonito. E de lá da pra ver os prédios de Ciudad del Este na área de compras. Uma paz perto da muvuca. Ruas vazias, tranquilas. 





Paramos também na Paroquia San Lucas, mais moderna, linda. As portas de madeira são um espetáculo. E na lateral tem um mural com a Virgem de Caacupé, a virgem padroeira do Paraguai.





De lá fomos para nossa última parada, que era mais distante, em Presidente Franco, um distrito do Paraguai. Fomos ver as cataratas paraguais, o Salto Monday, que na língua guaraní significa "águas que roubam" (segundo a guia, tem esse nome porque os índios lavavam as roupas nas águas e a correnteza carregava). Lindo demais!!! Pegamos o elevador panorâmico e descemos bem pertinho, onde respingava uma água gostosa.








Na lojinha do Parque tomamos uma cerveja paraguaia. Bem normal, mas foi ótima para refrescar. A Fanta de piña (abacaxi) é deliciosa demais. O calor tava de lascar em julho.


De lá, voltamos para Ciudad del Este e fomos às compras. Mas é assunto pro próximo post.



Beijossssssss
┌──»ʍi૮ђα

3 comentários:

  1. Simplesmente um lugar maravilhoso!

    ResponderExcluir
  2. Que lindas as cataratas! E que onda essa sopa paraguaia! :D O que é tererê? Adoro essas curiosidades de cada lugar! bjo, Micha!!!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo11:12 AM

    se sabe que eu e meu marido estamos pesquisando muito a nossa ida a foz e claro de quebra passar pelo paraguai!
    o doidera viu!!!
    amei as fotos vou ate mostrar pra ele quem sabe ele se anima ainda mais!
    beijos

    ResponderExcluir