sexta-feira, 22 de abril de 2016

Fim de semana de capoeira e amigos



"Em torno das casas centrais, estão as cabanas dos negros, cuja forma e posição regulares me lembraram os desenhos das moradas dos hotentotes do sul da África. Isso talvez evoque para essas pobres pessoas no meio da escravidão a casa de seus pais. [...] com exceção de uma velha que, a ser capturada de novo, preferiu se espatifar em pedaços e jogou-se bem do topo da montanha. Fosse ela uma matrona romana e isso seria chamado de patriotismo nobre; como se trata de uma negra, foi chamado de obstinação brutal!"

Charles Darwin

Nos dias 15 e 16 de abril vivi uma experiência única com amigos da capoeira. Fomos para uma fazenda, onde vivenciamos capoeira e outras manifestações culturais, como jongo, samba de roda, maculelê. Foi simplesmente incrível.







A fazenda é linda, é pequena, e por lá passaram senhores e escravos, Charle Darwin (A fazenda serviu de hospedagem para o naturalista inglês em 1832, quando pesquisou a biodiversidade da região para incluir suas conclusões na Teoria sobre a Evolução das Espécies. Lá, aquele que seria um dos principais cientistas da história, presenciou a terrível cena da morte de uma escrava que suicidou-se pulando da Pedra de Itaocaia após ter jogado a filha do fazendeiro no tacho de melado, por vingança e ciúme) e Dom Pedro e sua amante, a Marquesa de Santos. Também foi gravada a novela Tocaia Grande, da extinta TV Manchete.



Teve passeio guiado pela fazenda, onde ouvimos as histórias locais.



Teve piscina e bate papo.



Teve jongo a luz do luar.



Aula de história da capoeira, de forma poética, com música e a luz de velas de arrepiar. Apesar das velas não tem nada a ver com religião. Foi contada a história dos negros, desde sua saída da África, a vinda nos navios negreiros, o trabalho escravo - no vídeos abaixo estamos reproduzindo o cortar da cana de açúcar, a prática da capoeira nas senzalas e a liberdade. Foi super emocionante!





Churrasco e samba de roda até as 4h da matina. Revi amigos antigos, fiz novos amigos, ri, chorei.  Bom demais mesmo!





Leia mais: Lendas da Fazenda Itaocaia, A biagem do Beagle, A história de Charles Darwin em Maricá, Prefeitura decreta tombamento da Fazenda Itaocaia, Nos rastros de Darwin

Beijossssssss
┌──»ʍi૮ђα

5 comentários:

  1. Que delícia, final de semana só alegria hein, gostei! bjs

    ResponderExcluir
  2. Que legal, Micha! É tão bom viajar com amigos, vivenciar momentos assim! Menina, mas que história horrível a dessa escrava que se suicidou! Lugar repleto de história esse! Bjo!!

    ResponderExcluir
  3. Muito legal hein Mi? Desde que assisti aquela aula de capoeira quando fui aí, fiquei fascinada. Imagina vivenciar uma experiência dessa na fazenda?
    Boa segunda!
    Big beijos

    ResponderExcluir
  4. Que fim de semana gostoso, Micha! Adoro esses lugares históricos! A gente aprende muito em lugares assim!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que lugar lindooo e repleto de histórias e momentos marcantes.
    Indiscutivelmente, incrível!
    Beijo♥

    ResponderExcluir