terça-feira, 15 de abril de 2014

Acorda: Sim, você pode!!!


"SIM, VOCÊ PODE!"
Texto: Vitor Friary

Na busca da felicidade, da auto-realização e do contentamento, por vezes somos distraídos. Isso porque com os desejos de alcançar o melhor que acreditamos, também caminham as dúvidas, os medos, e as incertezas. O resultado acaba sendo que muitas das vezes sabotamos a nossa própria caminhada, de forma inconsciente, isto é, de forma automática.


Assim, como uma forma de permanecer em um estado de "equilíbrio", apesar de sua natureza negativa, a nossa mente começa a manifestar pensamentos que tem o objetivo de nos persuadir à desistência. O equilibrio aqui citado se trata de uma tentativa (não muito inteligente) do nosso sistema sustar a possível ansiedade ligada ao medo da 'falha' de nosso objetivo. Muitas das vezes, estes pensamentos são imbuídos de uma "certa racionalidade", ou seja, "parecem fazer sentido" e porque têm essa qualidade, acabamos por segui-lo de alguma forma. Então o pensamento manifestado na mente de forma automática, fora do nosso controle (porque esta é a natureza dos pensamentos automáticos), torna-se um discurso que lançamos no espaço, através da nossa fala. Ao ouvir esse discurso, acabamos por acreditar ainda mais no pensamento... que acaba por interferir em nosso comportamento. É mais ou menos assim o processo.



É preciso estar consciente de que isso acontece. Quanto maior a importância dos seus objetivos em sua vida, maior será a incidência dos pensamentos de dúvida, medo e de incertezas. Identifique-os. Dê as boas-vindas a eles, e neutralize a partir daí todo o resto do processo, através de um relaxamento do corpo, afrouxando as tensões, respirando bem leve, protegendo-se e cuidando de si mesmo frente aos pensamentos que passam, e apenas siga em frente... Sim, porque você pode!



autor: Vitor Friary
Terapeuta em Consultório Particular
(Copacabana, Rio de Janeiro)
www.vitorfriary.com
www.facebook.com/brasilmindfulness


Outras páginas que achei interessante: Clínica de Psicologia - Terapia Cognitiva, Clínica de Psicologia - Transtornos alimentares, Centro Mindfulness de redução de estresse - TCC.

Beijosssssssssssssssss
┌──»ʍi૮ђα

5 comentários:

  1. Me lembrou dessa tirinha que acabei de ver: http://capinaremos.com/2014/04/15/algum-dia

    Beijos e sucesso!!!

    ResponderExcluir
  2. nossa, tudo que eu precisava ler hj
    beijos e lindo dia

    ResponderExcluir
  3. lido e assimilado.. agora a prática é ke é foda..kkkkk.. bjokas lindeza e sucesso sempre

    ResponderExcluir
  4. Já ouviu falar que querer é poder ?

    Bom feriado e boa Páscoa pra vc e sua família.
    O blog entra em recesso e voltará às atividades somente na terça-feira (22)
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  5. Tô com um monte de pensamento de desistência aqui! Aff. :-(

    Boa Páscoa procê, Micha!

    ResponderExcluir