Páginas

sexta-feira, 28 de junho de 2013

O que podemos aprender com um lutador de MMA?

A revista Você S/A fez uma reportagem sobre o que um lutador de MMA tem a ensinar a outras profissões. (A foto de chamada era do Lyoto, e claro que corri para ler). Serve para vários setores da vida, e logo pensei pelo lado da reeducação alimentar + atividade física = emagrecimento saudável e feliz!


1 Mantenha o equilíbrio
"Em uma luta, o mais importante é vencer a si mesmo", diz Lyoto Machida. E isso só é possível, segundo ele, mantendo o equilíbrio emocional para deixar de lado o nervosismo, a ansiedade e o medo e colocar em prática tudo o que foi aprendido anteriormente.
Assim que me sinto, sei "tudo" que tenho que fazer, mas às vezes coloco tudo a perder e até desisto, por ansiedade, falta de equilíbrio emocional...Preciso vencer a mim mesma todo dia. Só por hoje!!!
2 Confie em você
A preparação mental de um lutador é tão importante quanto o treino físico para cultivar a confiança. A pesagem que antecede os combates, a manjada cena em que os dois atletas se encaram, é uma forma de demonstrar coragem e intimidar o adversário.
Ninguém vai encarar um concorrente no escritório, mas exibir quanto você acredita em sua capacidade é essencial. "Sem confiar em si mesmo, não há trabalho que dê certo", diz o baiano Rodrigo Minotauro, de 37 de anos, lutador de MMA.

Sei disso, mas como disse no item anterior, às vezes acabo perdendo o foco e vai tudo por água abaixo.
3 Encare a luta
Sempre haverá divergências no trabalho, e fugir disso pode prejudicar sua carreira. Luiz Dórea, treinador brasileiro de lutas esportivas, que ficou famoso por ser técnico do ex-campeão do mundo de boxe Acelino Popó Freitas, lembra-se de uma luta de MMA de Junior Cigano, uma disputa pelo título mundial, em que o lutador sentiu dores no joelho e ficou receoso de entrar no octógono.
"Olhei para ele e disse quanto ele era capaz e estava preparado", diz. Segundo Luiz, as palavras fortalecem e fazem parte do treino. "Ele entrou e ganhou."

Sim, sei que é uma luta diária e preciso vencer todos os dias, até o fim!!!
4 Tenha paciência
Para ganhar uma competição – seja na empresa, seja no octógono –, é preciso saber esperar a melhor hora de agir. Segundo Lyoto, três características são essenciais para um lutador vencer: calma, para analisar rapidamente qual a hora certa do ataque; potência, para acertar um golpe preciso e conseguir o nocaute; e resistência, para chegar inteiro ao fim de uma luta.
"Nem sempre a vitória vem rápido, a hora certa para o ataque pode demorar."

Sim, é o que mais preciso na vida. Só eu quero emagrecer tudo engordei a vida toda em um mês? uma semana? um dia? Pois é, sei que requer tempo...
5 Respeite o adversário
Apesar de se tratar de uma luta, o primeiro gesto dos atletas é um cumprimento tocando os punhos – um sinal de respeito e profissionalismo. Achar que seu preparo, sua competência e sua formação são superiores a qualquer pessoa não ajuda em nada e pode colocar o profissional em uma armadilha.
"A vaidade em demasia pode acabar com a carreira", afirma Clara Linhares, da Dom Cabral. É importante lembrar que há outros profissionais se especializando tanto quanto você. 

O adversário em questão sou eu mesma. Toda vez que começo a ver resultados, entendo que já está bom e engordo de novo. Hora de dar um basta nisso!!!
6 Estude o oponente
Para vencer uma luta de MMA, o lutador precisa dominar várias técnicas e estudar a maneira de lutar de seu adversário.
"Estudar o adversário ajuda a montar a tática para conseguir a vitória", afirma Luiz Dórea. No ambiente corporativo não é diferente, segundo Irene Azevedo, da LHH|DBM. "Estudar o mercado, estar atento às tendências e ter objetivos claros é essencial", afirma.

Doces, guloseimas e afins. Preciso saber o que vou encarar e o que vou comer no dia (sim, tenho que planejar uma guloseima ou outra). Pode ser uma barrinha de cereal ou mesmo um chocolate, mas tem          que estar planejado e dentro dos pontos do VP.

  Beijosssssssssssssssss
┌──»ʍi૮ђα

5 comentários:

Lulu on the Sky disse...

Que máximo morri com essa foto do Lyoto! Concordo com esses ensinamentos. Quem mantém o equílibrio, tem mais auto confiança, encara a luta, tem paciência, sabe respeitar o próximo e consequentemente estuda a pessoa antes de criar pré julgamentos.

Big Beijos

Carla Renata Galassi disse...

o ponto ke me pega e eu me enrosco.. PACIENCIA...kkkk.. bjoks lindona

Bruxa do 203 disse...

Gostei da relação que você fez. Os "ingredientes" são os mesmos em todas as áreas da vida.

Milena disse...

Gostei. Principalmente a sua última observação. Tem que planejar mesmo. Se não a dieta não vai pra frente.

Dê o primeiro passo. Abraço.

Luma Rosa disse...

Ficou bem na foto, Micha!! :)
Ah, a nossa cabeça é tudo!! É preciso ter foco e concentração para cumprir qualquer meta que temos a cumprir.
Boa semana!!
Beijus,