quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Jejum Consumista



Na revista Criativa de agosto de 2010, a repórter Elisa Campos testou a técnica de reeducação financeira criada por Michelle Singletary, autora do livro "O poder de prosperar: 21 dias para a liberdade financeira", cuja proposta é passar 3 semanas sem comprar nada que não seja absolutamente necessário para você. A meta é ficar mais consciente dos gastos feitos.

Achei bem interessante, mas não me animei de fazer, não. Mas sabe que não é uma má ideia?
Ela falou que teve que mudar muita coisa na rotina dela, como levar almoço e lanche de casa, e quando esquecia, tinha que ficar com fome. Ela falou que poupou R$400 nesse tempo, só cortando gastos desnecessários.

Eu fico pensando se vale a pena ficar sem comprar minhas revistas, coca zero, alguns docinhos (taí, pode ser bom pra minha dieta!!!!) e tal para poupar uns reais. Mas estou pensando em fazer para ver qual é. Ou não!!!

Na reportagem, ela deixou 2 links de softwares para contrele de gastos e eu compartilho aqui:
Hábil Pessoal: registra todas suas despesas e receitas, calcula seu índice de endividamento e pode gerar gráficos.
Software da Microsoft: o programa é bem parecido com uma planilha do Excel, mas já traz toda a padronização necessária para você se organizar.

Não sei se farei ou não, pois não sou muito boa pra essas coisas, mas acho que está na hora de ter mais foco nos meus gastos. Não sou nem um pouco poupadora. E começo de ano é ótimo para essas coisas....

Image hosted by TinyPic.com Beijosssssssssss

22 comentários:

  1. Oi linda
    To nessa poupança faz muito tempo, na adolescencia era extremamente consumista, ai quando comecei a trabalhar parei com esse habito. E levei ao outro extremo, não consumo nada, isso as vezes é ruim, poupo bastante mas acabo ficarndo sem as coisas que eu gosto. mas esse ano, meu planejamento será fazer caixinhas e não me anular.
    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Esqueci de dizer, da uma olhada no meu palnejamento 2011, de repente você tem alguma ideia para iniciar uma poupancinha.
    beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oie amiga,

    Na época que eu trabalhava eu gastava mesmo, nunca soube poupar, e chegou uma época que meus gastos me davam muita ansiedade....e foi depois de sair de uma grande empresa, que fui começar a aprender a guardar dinheiro, mais a pelo menos deixar ele mais tempo na carteira...
    Mais vou dá uma olhadinha nos links que vc deixou!!

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Ah Micha, eu não sei não...
    Tá certo que existem gastos realmente desnecessários, mas pense: Trabalhamos muito pra que? Acho que devemos aproveitar o tempo que temos aqui e fazer o que gostamos. Podemos reduzir a quantidade, mas acho que não cortaria muita coisa sabe? Já é ruim ter que trabalhar só pra pagar as contas, precisamos curtir um pouco mais. É apertando aqui, ali que as coisas se ajeitam sem ter que cortar tudo.

    Realmente é muito difícil fazer isso... Mas vale a pena, se isso for melhor pra você :)

    Beijos e uma ótima virada de ano!

    ResponderExcluir
  5. Eu super sei economizar, Micha...
    Aprendi com Renato, claro!
    E vou te contar: é bonzão chegar ao final do ano com dinheiro guardado e podendo fazer coisas bem mais legais que comprar bobeirinhas, por exemplo. Tenta, sim!!!

    ResponderExcluir
  6. Complicado essa questão financeira, o certo é poupar, mas cadê que conseguimos?
    Que 2011 seja repleto de realizações, muito paz e amor.
    Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  7. Pensei exatamente como você. Primeiro, achei legal, mas vi que não estou a fim disso, não sei se quero abrir mão do meu direito de comprar o que bem entender, desde que haja condições, claro. Mas logo depois vi que não é má idéia, pode ajudar a dar uma segurada em certas coisas. Sabe onde me ferro legal? Táxi! Eu enrolo em casa e quando saio p/ trabalhar opto pelo táxi para chegar mais rápido no trabalho, para ir na boa etc. Isso porque tenho ponto de ônibus em frente de casa, e para o Centro passam inúmeras linhas. Detalhe: com a bandeira 2, eu pago para chegar no trabalho 22,00. Na volta não pego sempre não. Ou seja, no mínimo, se eu não me reeducar, gasto por semana 110,00 de táxi desnecessariamente. No mês, pelo menos 440,00. Que seriam muito melhor aplicados, não é?
    Já almoço eu gosto de comer na rua, vez ou outra trago, mas prefiro mesmo comer fora. Mas tenho ticket eletrônico, não uso dinheiro (só quando o ticket acaba antes, o que é normal, pois não é muito poderoso...rs)
    Querida, bom ver que passou o Natal com total alegria, parabéns à vovó linda, tenha um maravilhoso 2011.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Hehehe...21 dias? complicado hein?....hehehe...

    Aproveita...2011 é o ano pra testar novas "receitas"....

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  9. Eu e Marcio estamos fazendo contenção de despesas ainda :D
    Beijinhos e boa sorte!

    ResponderExcluir
  10. Anônimo1:25 PM

    Mi, acho que vale a pena tentar reduzir alguns gastos. Ai sobra dinheiro para outras coisas quando precisar, mas nada de radicalismos.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  11. achei muito legal este post!
    eu e o marido estamos tentando poupar... mais confesso que é bem dificil! Ele diz que eu gasto demais... mais é impossivel ficar sem comprar roupas e sapatos por mto tempo... e é impressionante... quando estamos acabando de pagar uma dívida entramos em outra!
    Mas com fé em Deus em 2011 vou conseguir poupar alguns gastos com coisas desnecessarias e investir em outras coisas que realmente precisamos!
    bjinhos

    ResponderExcluir
  12. Legal essa ideia, Micha!

    Esse livro já foi lançado no Brasil?

    Beijos e sucesso!!!

    MEU BLOG: http://www.sabrinamix.com

    ResponderExcluir
  13. menina que post interessante!!!
    Eu é que estou precisanso desses ensinamentos,viu...
    Olha estou passand para te deixar um beijão desejar um ano novo maravilhosos pra vc e que nossa amizade virtual perdure por muitos e muitos anos!!!
    Beijos e feliz 2011!!!

    ResponderExcluir
  14. acho que tudo tem que ser ponderado , ficar com fome pq esqueceu o lanche é um pouco demais né? rsrsrs

    Beijos Michaaaaa queridaaaaa

    ResponderExcluir
  15. adorei esse porquinho rs

    Beijokas

    ResponderExcluir
  16. Inicio de ano é ótimo para agregar novos hábitos... a frase: "ano novo vida nova empolga"; Eu fiz isso forçadamente, pois parei de trabalhar e agora muito as vezes me da esse ataque consumista;
    bjosss

    ResponderExcluir
  17. Oi Michelle! Te achei no blog da Dany. Li seu post e olha, já tô nessa poupança desde que me casei, faz uns 3 anos, haha. Sabe como é: compra apartamento, mobília, lua de mel, festa e quando pensávamos que tinha acabado... Resolvemos nos mudar para uma casa. Aí começa tudo outra vez. Mas é assim mesmo, temos que encarar o desafio pra conquistar nosso espaço. Adorei o seu blog vou te seguir e visitá-la sempre. Beijinhos, Gisele Braz.

    ResponderExcluir
  18. Eu queria muito aprender a poupar, mas não consiiiigoooooo!!!
    Oh vidaaa viu??
    Acho que nem em 2011..
    kkkkkkk

    Beeijo

    ResponderExcluir
  19. Eu gostei da idéia mas não sou muito de levar as coisas a ferro e fogo. Acho sim que poderia viver sem - algumas - revistas, por exemplo. Mas ficar com fome porque esqueci o lanche é demais.
    De qualquer forma, adaptando a rotina de consumo de cada um, é um plano bem interessante e convidativo. Acho que vou entrar nessa!
    Beijooos querida!

    ResponderExcluir
  20. Eu gostei da idéia mas não sou muito de levar as coisas a ferro e fogo. Acho sim que poderia viver sem - algumas - revistas, por exemplo. Mas ficar com fome porque esqueci o lanche é demais.
    De qualquer forma, adaptando a rotina de consumo de cada um, é um plano bem interessante e convidativo. Acho que vou entrar nessa!
    Beijooos querida!

    ResponderExcluir
  21. fazer economia e poupar um pouco é sempre muito bom né,gostei da ideia.Vim desejar um feliz 2011 com muita Paz...Saúde ...Amor...felicidade...dindin..Enfim tudo de bom que vc merece.Ate 2011 se Deus quiser.Bjus

    ResponderExcluir
  22. Amiga, depois que eu comecei a poupar, tomei gosto. rs
    Tenta tb!
    Bjsss

    ResponderExcluir