domingo, 21 de março de 2010

Vale a pena....

No post anterior tava falando da permissividade aos alunos e tudo o mais de ruim que acontece por aí nas salas de aula. Mas tem muita coisa boa que acontece também, e acho que o que faz "apagar da memória" as coisas ruins e continuar fazendo esse voto de pobreza (que todo professor faz) e continuar na educação. Porque se de uma turma de 40, eu conseguir "salvar" (educar é o termo, mas quis fazer apologia à educação redentora da sociedade) 1 ou meia dúzia, todo esforço e dedicação já foram compensados.

Pra quem não sabe tenho um outro orkut, só para os meus alunos e pais deles também, e nem sempre eu entro lá, mas ontem entrei e tinha um post de 6 dias atrás de uma ex-aluna, lá de Santa Cruz, que era (e ainda é) ótima corredora e dia desses mandei um recado perguntando se ela tava treinando, se tava correndo. Olha a resposta, que coisa mais fofa:

Image and video hosting by TinyPic

Vou reescrever, porque tem maiúsculas demais e uns erros de Português também. Ela deve estar na 6a. série agora (atual 7o. ano) e deve estar com uns 12 ou 13 anos:

"Eu estou treinado no Chico Mendes (um colégio lá em Sta. Cruz), mas o prof. falou que eu sou muito forte e ele vai me levar para treinar na Vila Olímpica. Vai ser em Abril, eu já falei com a minha mãe e ela falou que deixa. Aí eu vou treinar.

O nome do prof. é Cesar. Ele falou que eu sou muito boa na corrida, aí eu falei para ele que eu só corro bem por causa de você. Se não fosse você, eu não ia fazer nem um tipo de corrida, porque eu não gostava. Aí ele falou: "ah, tá. Graças a ela que você corre assim hoje?". E eu falei que era.

Tem outras garotas (e garotos) que também correm bem: Júlia, Jhonas, Alessanda, Hillary, Erick e Thiago (todos são ex-alunos meus). Ele falou que eu e Thiago somos muito bons. E falou que ele ganhou um presente e tanto da Roberto Coelho*. Eu falei é.

Ele falou que nós podemos ser grandes atletas olímpicos. Aí eu falei que tinha quase certeza disso. Ele riu e falou que tinha certeza. Eu falei: quem sabe?

Ele fica paparicando eu e o Thiago todo dia que a gente vai treinar. Ele é chato e exigente demais. Ele é chato, mas é um bom professor, mas igual vo"


Aí, a mensagem foi cortada, talvez por conter caracteres demais. Mas, pra bom entendedor, meia palavra basta, né?

*Escola onde trabalhei e dei aula pra eles desde o jardim até a 4a. série, quando saí de lá, e eles também, já que lá vai só até a 4a. série mesmo. E eu conversei com esses pais pessoalmente (e de uns outros bons de futebol também), para que colocassem eles na Chico Mendes, que é uma escola que valoriza muito o esporte. E falei também de faculdades que dão bolsa de estudo aos bons atletas. Que era para eles sempre incentivá-los.

**Entre parenteses e em itálico, comentários meus.

Confesso, terminei de ler com os olhos cheios de lágrimas. E a resposta que dei foi:
"Vou te ver correr nas Olimpíadas de 2016. Continue treinando e estudando".

Image and video hosting by TinyPic Às 20h: Aquela minha amiga da capoeira que teria 5 meses de vida, teve 5 dias e se foi hoje. Deus sabe o que faz, e acho que o sofrimento dela tava demais. Não tive tempo de ir vê-la. Ela deixa filha de 19 anos (que conheci com 4) e um filho de 2 anos. A ficha ainda não caiu...sabe como? Acho que tô tentando assimilar. Mas com certeza ficam muitas lembranças boas: praia, festas, reveillon, batizados, malhação e o show do Guns no RIR 3. Que Deus dê muita força à sua filha e à sua mãe, que vai enfrentar uma barra na criação dos 2 netos, ainda sentindo falta da filha. 

...Remember this game we call life
that no one said it's fair...
(GNR)

Image hosted by TinyPic.com Beijossssssssss

12 comentários:

  1. Micha, essas coisas nos dão força. Servem pra percebermos que estamos no caminho certo. E aí temos vontade de continuar na profissão...
    Eu tb fico sempre com os olhos marejados qd leio algo assim de algum aluno. Me emociono sempre.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo4:18 PM

    Acredito que pra qualquer atividade que a gente escolha, precisa ter um incentivo para lutar pelos objetivos. Caso contrário, a gente acaba desistindo no meio do caminho.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  3. Só depois q me esforcei p ler o scrap vi q logo abaixo vc ajudou AFF mas sim recompensa!!!
    Parabéns Mi!!!
    Vc sabe q eu te acho uma pessoa mara e uma ÓTIMA professora!!!
    Beijos saltitantes
    Bom domingo

    ResponderExcluir
  4. Micha são esses coisas que nos dão força para lutar para sermos sempre bom profissional,ser reconhecido por um aluno,ex aluno é muito bom ...Tudo que fazemos com amor,carinho,prazer sai bem feito e colhemos bons frutos.Tenha uma otima semana.Bjus

    ResponderExcluir
  5. É muito bonito ver vc falar assim da sua profissão. Passa pra quem lê um amor imenso.Parabéns!!
    Sinto muito pela sua amiga.
    Bjssssssss

    ResponderExcluir
  6. São os reconhecimentos que dão animo e força para continuar e são neles que os profissionais que amam o que fazem se diferenciam dos demais, esse é o grande barato.

    Poxa, que pena que sua amiga se foi, meus sentimentos.

    Boa semana !

    Bj !

    ResponderExcluir
  7. eu nunca fui boa na aula de educação fisica na escola, e confesso que minha professora tb não ajudava muito, o grande sonho da minha sempre foi correr, e até hoje não consegui, mas ainda não desisti tb, quem sabe um dia eu não chego lá?

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Anônimo10:39 AM

    o seu post me tocou hoje em muitos aspectos... realmente qnd fazemos a nossa parte com carinho, recebemos esse carinho de volta, vale a pena...

    e msm deus sabendo o que faz, fiquei triste pela sua amiga, espero que seus familiares tenham muita força e fé para continuar vivendo!

    ResponderExcluir
  9. Pois é Mi, qd vejo essas noticias de professores eu tb não concordo, jamais faria algo assim por mais que perdesse a paciência pq eles abusam da gente ao cubo, mas cadê alguém que nos defenda? Que nos dê apoio? Que vá lá na sala e pergunte se está tudo bem? Enfiar alunos eles sabem? Mas e o suporte? E o psicológico do professor fica aonde?

    Ai ai, tem q gostar muito... mas aí quando aquela criaturinha te olha, te agradece, te beija ou simplesmente te dá um bilhetinho a gente vê que valeu a pena cada stress e cada cabelo perdido, hahaha, eu acredito que um dia a educação vá melhorar nesse país, pq é o que salva o ser humano!!!!

    Bjus e boa semana!!!

    ResponderExcluir
  10. Anônimo12:46 PM

    Imagino que seja mto gratificante mesmo você ver que conseguiu ajudar alguém, o mínimo que seja. ;D
    Renova a alma.

    Respondendo ao comentário que eu apaguei sem querer... ;x
    Donuts tem o mesmo gosto de sonho... ¬¬

    Mta força e luz pra vc nessa fase. bjos

    ResponderExcluir
  11. Bom professor é aquele que acredita no aluno e não mede esforços para "educá-lo"! E disso eu tenho certeza que alguns professores são... agora, ninguém faz uma reportagem sobre o salários de vocês né?! Do roubo que é...
    Mi, sua amiga está bem agora!
    Beijooooos

    ResponderExcluir
  12. nossa q historia comoventes estou toda muito arrepiada lendo...pela sua aluna ex aluna c certeza se vc conseguir passar algo pra 1 ou 2 ja vale mto a pena e pela sua amiga q se foi...
    otima semana bjus

    ResponderExcluir