quarta-feira, 21 de junho de 2017

Dia 3 (parte 1): Maria Fumaça

Fizemos o passeio de Maria Fumaça com a Brocker turismo. Saímos cedinho do flat e foram 2 horas de ônibus até Carlos barbosa, onde pegamos o charmoso trem.

Carlos Barbosa é a cidade com melhor qualidade de vida do país, também conhecida como cidade da Tramontina, pois tem várias fábricas lá.

A estação é pequenina e fofa e tem a Igreja Nossa Senhora do Caravaggio em frente, e por coincidência, era dia dela (dia 26/05). Somos recepcionados com um show em italiano lindo, enquanto aguardamos para embarcar.

O passeio tem 20 km de percurso e a Maria Fumaça vai a uma velocidade de 20 a 30 km/h. Usa croquete, uma lenha ecológica obtida de restos da fábrica Tramontina, e 4 mil litros de água pluvial por passeio.

A viagem de trem é um show incrível, onde tem várias atrações: show de música italiana, música gaúcha, coral... As pessoas levantam e dançam. Tudo de bom.

Ao desembarcarmos nas estações, também tem mais shows. Além de degustação a vontade de vinhos, espumante e sucos de uva.

Nossa 1a. parada foi em Garibaldi, a cidade do espumante. E lá teve degustação do espumante Garibaldi, maravilhoso demais. Na cidade tem a festa do espumante.

Aproveitamos a parada para visitar o vagão 212, que preserva os bancos originais, e onde são gravadas novelas, minisséries e filmes.

Degustação de vinhos  e espumante Garibaldi

Escolhi essa casinha para morar. Que tal?

A 2a. e última parada foi em Bento Gonçalves, a capital brasileira do vinho, onde 79 vinícolas instaladas e 50% do vinho nacional é produzido ali.

Nessa estação a degustação foi do vinho e suco de uva da Miolo, que eu já conhecia e adoro.

De lá, caminhamos para a Epopéia italiana, que é assunto para o próximo post.