quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Chile - Dia 6: La Chascona, Cerro San Cristoban y Parque de las esculturas

No domingo, dia 25/01 pegamos o metrô e descemos na estação Baquedano, onde andamos 4 quadras e fomos a casa de Neruda na capital, a La Chascona, que é sede da Fundación Pablo Neruda e onde fica a biblioteca do poeta. Mais uma casa encantadora, cheia de história. Nessa casa fica a biblioteca do poeta e eu doida para ver. Ao entrar, logo deparei com o livro Teresa Batista, de Jorge Amado. Não estava lotada, pois na ditadura invadiram essa casa e quebraram tudo, destruíram muita coisa.



Também é na biblioteca estão os principais prêmios, como o Nobel de Literatura, de 1971, dentre outros, além de uma foto do Neruda com o Jorge Amado e outra com Vinícius de Moraes.
Eu na frente da biblioteca, com a porta aberta

Não podia ir embora sem comprar livro, toda casa dele tem uma lojinha ao final. Numa comprei blusa (pro meu irmão), noutra canetas (que não sairam na foto) e nessa, dois livros (uma autobiográfico do Neruda e outro da esposa Matilde, para conhecer a estória deles. Amo biografias):





De lá fomos ao shopping Pátio Bellavista para podermos comer, e o almoço foi sorvete, já que não estávamos com fome e tava um calor danado. O shopping é interessante, é a céu aberto (já que raramente chove por lá), as lojinhas são pequenas e o forte é praça de alimentação. Aproveitei para comprar um brinco de lapiz lázuli, a pedra nacional do Chile.





Na mesma rua que vai do shopping ao Parque Metropolitano, a Pio Nono, é cheia de bares, todos anunciando uma tal de Micheladas. Paramos e perguntamos o que era: cerveja com limão. Resolvemos experimentar. E na beira vem sal. Eu não curti muito, mas Con se amarrou (ele falou que em Manaus, onde ele morou uns anos, também tinha, só que com outro nome).


Depois fomos ao Parque Metropolitano de Santiago, uma área verde imensa no meio da cidade. Subimos de funicular e desembarcamos na estação do zoo.
O zoo é imenso, lindo, os animais ficam em áreas grandes, tem cara de bem cuidado e alimentados e os espaços foram projetados de modo a vermos bem e chegarmos perto deles. Marido, que ama animais, fica louco. Muito show mesmo!






Depois pegamos o funicular de novo, para subir para a estação cumbre. Descendo na estação, já nos deparamos com uma barraquinha que vende vários tipos de nuts, e compramos alguns até para levarmos. O visual é impressionante demais!!!



Continuamos subindo, e dá-lhe escadas para chegar à imagem da Imaculada Concepción, que pode ser vista de muitos pontos de Santiago, já que essa fica a 880 m de altura, no alto do Cerro San Cristóbal.




Não sei se a altitude ou o clima mega seco, ou os dois juntos, mas meu nariz ficava mega ressecado e sangrava, durante os 10 dias que estivemos lá. Lá pelo 3o. dia, já no desespero, resolvi aspirar água para lubricar o nariz. E assim fiz durante o resto do tempo, colocava um pouco na mão e inalava, dando tipo uma afogada. Era alívio imediato! Marido deu esse flagra aí, num cantinho na subida pra Santa, porque tava sinistro demais. hahahaha!!!


Na volta, descemos uma estação antes para pegarmos o Parque de las esculturas desde o início (ou fim, depende do ponto de referência) até o fim, que era exatamente em frente ao nosso hotel. É uma área verde super bem cuidada, com mais de 30 esculturas de artistas chilenos, algumas premiadas e tudo. Lugar ótimo para caminhar, sentar para ler um livro, passar o dia...




Nessa imagem embaixo a esquerda, agulha, ao fundo dá pra ver nosso hotel,
esse prédio branco mais a frente.


Leia mais: Meus roteiros de viagem - , Nerds viajantes - Cerro San Cristoban, Turista profissional - as casas de Neruda no Chile, Matraqueando - La Chascona e funicular, Regime militar do Chile, Governo de Pinochet, Governo de Pinochet

Beijossssssss
┌──»ʍi૮ђα

4 comentários:

  1. Nossa que lindo cada dia mais encantada!!!

    ResponderExcluir
  2. Amei o passeio no funicular , só não fomos ao zoo ... quem sabe da próxima vez ... Beijos

    ResponderExcluir
  3. lindo lindo lindo!!!!
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Delicia viagem ,fotos lindas!!!bjs

    ResponderExcluir