domingo, 29 de setembro de 2013

8 dicas pra insistir no treino até seu corpo viciar

Eu sempre fui ativa e achava um absurdo quando as pessoas falavam que tinham preguiça de malhar, ou não gostavam e tal. Não consegui nem imaginar essa situação. Até que eu me tornei uma sedentária. Sim, fui ficando sem tempo, deixei o cansaço do dia a dia dominar e aí a preguiça foi se instalando lentamente...aí virei uma "perfeita" sedentária. Aí consegui entender aquela situação inicial: sedentarismo chama sedentarismo e preguiça chama preguiça. 
Xô, preguiça!!!

Dei um basta nisso e retomei aos poucos: primeiro fui pro pilates (que me apaixonei e serviu de incentivo para eu voltar à ativa total, mas precisei parar), depois voltei a caminhar e depois retomei minha paixão antiga: a capoeira. E gente, o contrário também funciona: atividade física chama atividade física. Já não me imagino sem! Urrullll

Recebi por email e resolvi compartilhar. É um pouco grande, mas pra quem anda desanimado e/ou não gosta de fazer atividade física, fica a dica!!!





Fracione o treino
Alguns estudos recentes vêm demonstrando que sessões de exercícios curtas e cumulativas durante o dia são tão benéficas quanto períodos longos e isolados de treino. O mais recente deles, realizado Centro de Pesquisas de Estilo de Vida Saudável da Universidade do Estado do Arizona (EUA), mostrou que o treino dividido em três sessões curtas por dia foi significativamente mais eficiente que uma sessão única de meia hora para controlar a pressão arterial. Se, por um lado, o estudo ainda não é o suficiente para provar que os treinos divididos são realmente mais eficazes em todas as situações, por outro ele indica que é possível ajustar a rotina para praticar exercícios e, ainda assim, experimentar benefícios. Mas tome cuidado para não fracionar demais o exercício e, com isso, diminuir demais o ritmo das atividades, até cessar.

Nem pense em desculpas
Ao acordar, você olha pela janela e torce para chover, veste as roupas de ginástica e acha que elas não caem bem? Ou você é daqueles que faz tudo por uma horinha de sono a mais? Ficar pensando nos contras vai te afastar cada vez mais da malhação. Deixar para amanhã também não adianta. É importante ter objetivos bem definidos e pensar apenas neles para vencer a preguiça. Quem quer emagrecer, ganhar condicionamento físico ou força não pode dar importância a obstáculos que aparecem, precisa dar foco nos benefícios.

Aposte numa música animada

Colocar uma música bem animada para tocar é uma boa estratégia de motivação, já que ela naturalmente estimula nosso corpo a se movimentar. A dica é pular da cama bem cedo e já ligar o som ou programar o celular com uma música bem agitada. Claro que o gosto musical deve ser respeitado, mas músicas com alta frequência de batimentos por minuto, entre 132 e 140, são mais animadas e estimulam o corpo a entrar no mesmo ritmo.

Chame um amigo para malhar
O compromisso com um amigo ou um parente é um dos principais fatores de motivação à pratica de atividade física. Muitas pessoas só conseguem aderir a um programa de exercícios físicos com uma boa companhia. O companheirismo faz com que as pessoas não desistam da prática por qualquer motivo, como o frio. Além disso, a atividade em dupla ou grupo reforçam os laços de amizade e a troca de experiências. Mas lembre-se de sempre obedecer ao seu ritmo, seja ele maior ou menor que o do seu companheiro de exercício.

Escolha sua atividade por gosto pessoal
A melhor atividade que existe é a que você gosta de fazer. Se você não curtir o exercício, vai desistir rapidamente. Caminhada, ioga, danças, musculação: a lista é longa e não faltam modalidades para quem quer se mexer. Só é importante escolher uma atividade física que trabalhe o corpo como um todo ou mesclar mais de um, pensando nisso. Se você gosta de musculação, associe um exercício aeróbico, como uma caminhada ou corrida, para garantir condicionamento cardiovascular, por exemplo.

Pense no progresso, mas tenha paciência
Muitas pessoas esperam resultados rápidos e deixam de praticar exercícios por acharem que, se não tiveram resultados em poucos dias, não os terão mais. Enquanto o efeito desejado não aparece, pense em tudo o que você pode conquistar, seja emagrecimento, formas definidas ou mais qualidade de vida. Essa é uma boa tática para não desistir do treino. Mas não deixe de prestar atenção nas pequenas mudanças que aprecem no dia a dia, como a melhora na postura, o aumento de disposição para subir um lance de escadas ou a facilidade para se abaixar. 

Sensação prazerosa
Depois de terminado o exercício você fica relaxado e se sentindo muito bem? Isso acontece devido à liberação do hormônio do bem-estar, a endorfina, que produz essa sensação prazerosa. Além disso, o exercício físico mantém os níveis da substância estáveis no sangue, o que combate o estresse e obesidade.

Faça mesmo que por pouco tempo
É importante que você se exercite três vezes por semana e cada sessão com duração mínima de 30 minutos. Se, eventualmente, você não tiver esse tempo disponível, movimente-se no intervalo que der, o período curto não é suficiente para fazer diferença no seu corpo, mas ajuda no bem-estar e na motivação - é mais fácil lidar com a culpa de treinar menos do que com o sentimento de ter abandonado completamente a tarefa.


Beijosssssssssssssssss
┌──»ʍi૮ђα

10 comentários:

  1. Adoro atividade física, mas também tenho minhas fases de preguiça. Música ajuda bastante! Começar ou recomeçar aos poucos também é excelente. Quando a gente vê, já está no ritmo outra vez.

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que ter tempo é fundamental.Aquela necessidade de ter um tempo só para si sem ninguém para exigir atenção.

    ResponderExcluir
  3. o menina to realmente mega feliz por ter voltado as minhas corridinhas... estou praticando pois em 30 min fico mega feliz com meus exercicios e na academia preciso malhar ao menos 1 hora... então bora aproveitar os 30 min pra mim sozinha pensando na vida..
    beijos

    ResponderExcluir
  4. amei as dicas
    Pagina do blog no facebook,curte?
    http://umagarotacitouu.blogspot.com.br
    Beeijos :*

    ResponderExcluir
  5. O Oxy eh otimoo, depois vc me diz os resultados =)

    ResponderExcluir
  6. Oiii

    Eu só não sou sedentária porque faço caminhada, mas realmente eu gosto mesmo é do meu bom e velho sofá rsrs
    Adorei as suas dicas, vou tentar coloca-las em pratica.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi, Micha!
    Você sabe que dez dias são suficientes para você voltar a estaca zero! Pensando nisso e em outras recompesnsas, não tem como parar! Quando não dá para sair, se chove ou tenho um compromisso inadiável, quer melhor que dançar? Então, basta afastar a mesinha e pronto!! :) Beijus,

    ResponderExcluir
  8. Oi linda!
    verdade viu as vezes confundimos as coisas,temos que ser muito determinadas! Grande Beijo

    ResponderExcluir