domingo, 26 de agosto de 2012

Findi Folclórico



Essa semana rolou o VI Festival do Folclore brasileiro - memórias do Rio no CCBB, e eu fui 2 dias conferir, já que amo músicas e danças folclóricas.

6a. feira saí direto do trabalho e fui com minha colega de lá, e encontrei outra amiga (da faculti) também. Foi dia de Histórias e músicas do nosso folclore que achei bem bacana, músicas deliciosas, gostei muito.

Mitos indígenas, contos de origem africana e músicas folclóricas típicas do Rio de Janeiro fazem parte deste espetáculo criado por Joaquim de Paula. Compositor, professor, escritor e músico, ele é diretor fundador do grupo 'Showcante que Encante', que se dedica ao estudo e pesquisa de temas brasileiros, criando várias propostas pedagógicas, espetáculos, oficinas e eventos variados. Neste espetáculo, Joaquim de Paula contará com um convidado especial: Adriano Furtado, professor, arranjador, compositor e violonista da Camerata de violões do Conservatório Brasileiro de Música, do Grupo Cultural "Jongo da Serrinha" e do grupo de música afro-brasileira "Razões Africanas".

Sábado voltei com minha amiga-irmã da capoeira e foi dia de  Riojaneirices - Cia. Folclórica,  que sou até suspeita de falar, já que é da minha (ex) professora amada da faculdade e amo demais. Deu até pra matar um pouco a saudade do carnaval, subi ao palco na hora das marchinhas pra dançar (é super interetivo e eles chamam muitas pessoas ao palco em vários momentos). Lavei a alma.

A Companhia Folclórica do Rio-UFRJ comemora, em 2012, 25 anos de existência desenvolvendo um trabalho de excelência sobre a cultura popular brasileira. Coordenada pela professora Eleonora Gabriel, a companhia tem 40 integrantes entre dançarinos, músicos, artistas e pesquisadores, todos professores, funcionários e bolsistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Para comemoração da semana do Folclore 2012 no CCBB, será apresentado o espetáculo "Riojaneirices" sobre as manifestações culturais do estado do Rio de Janeiro, como as Cirandas de Tarituba, cantigas e histórias infantis, o Jongo-Caxambu, Mineiro-pau e Boi Pintadinho.

Hall do CCBB em festa - eles entraram assim enquanto estavámos na fila, 
esperando o teatro abrir



Vimos também, no estacionamento, ao espetáculo Rio de Janeiro a dezembro, que também achei maravilhoso, super criativo e fiquei doida pra levar esse carro-céu para as escolas que trabalho, as crianças iam se amarrar (até me divertindo, não tiro os meus pequenos da cabeça).

Rio de Janeiro a Dezembro, dirigido por Ludmila Breitman, é um espetáculo que presta homenagem ao Brasil e ao Rio de Janeiro ao resgatar as manifestações culturais folclóricas do povo fluminense e carioca. Busca ainda uma nova linguagem dramatúrgica voltada ao público infantil para apresentar a criatividade e sensibilidade da arte popular. O espetáculo é organizado em doze quadros, de janeiro a dezembro, e são utilizados violão, acordeom, cavaquinho, bandolim, flauta doce e instrumentos de percussão, para contar, cantar e representar as mais significativas atividades e datas comemorativas, que impulsionam as festas populares. Começando com a folia de reis em janeiro, passando pelo samba, jongos, festas juninas, calangos, brincadeiras de roda, brinquedos cantados, "O Boi Pintadinho", contos, lendas e finalizando com o "Pastoril" em dezembro. A Companhia teatral Cantos do Rio formada pelos músicos, contadores de histórias e arte educadores Luiz Carlos Jujuba e Ana Nogueira, está em atividade há mais de 15 anos.


Meninas, nessa dá pra ver a unha com o esmalte roxo que ganhei!

Beijosssssssssssssssss
┌──»ʍi૮ђα

14 comentários:

  1. Que festival bacana!! Confesso que nunca antes soube desse evento e já na sexta edição. Mas também, contrariando tudo aquilo que pregamos, da nossa história cultural, são poucas as pessoas que prestigiam esse tipo de evento e por isso, a grande sacada é unir a música ao evento!
    Quero ver esse esmalte!!
    Bom Domingo!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  2. Sim, dá para ver o esmalte! rs Tenho uma colega que adora roxo e sempre que venho aqui, lembro dela.

    Que máximo esse festival. Adoro danças típicas e folclore.

    ResponderExcluir
  3. oie
    muito legal estes festivais !!!!!

    e ótima semana para todos nós !!

    beijosssss

    ResponderExcluir
  4. Adoro esses festivais ke só tem a acrescentar na nossa vida .. deliiiiiiiiiiiiiicia.. bjokas e uma ótima semana

    ResponderExcluir
  5. Nossa, adoro esses passeios culturais!!! Eles marcam as nossas vidas!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Boa semana pra você!! Adoro ler seus posts cheios de novidades culturais! As unhas combinando com a blusa, também arrasou!
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Oie magrela!!!
    Que legal o festival!
    Adorei seu esmalte!
    Beijossssss

    ResponderExcluir
  8. Que bacan Micha

    sua cara esse festival hein


    Beijos e boa semana !

    ResponderExcluir
  9. Que legal, achei mto 10 esse festival, é tão bom esse contato cultural, né?! Adorei o esmalte. Bjocas.

    ResponderExcluir
  10. Micha toda Cult!!!

    Beijocas, lindona!

    ResponderExcluir
  11. Micha, curti demais essas fotos. Que passeio gostoso. Big Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Micha!

    Gosto de ler e saber "sua alegria" - contagia! Aproveite muito, sempre.

    beijo grande,

    ResponderExcluir
  13. .



    Seria tão gostoso encontrar você
    no Bar do Escritor que eu sairia co-
    mo um bobo falando pra todo mun-
    do sobre a sua delicadeza.
    Eu até pediria que voltasse lá pa-
    ra conferir o que eu certamente
    falaria pra você em agradecimento,
    como fiz com os outros a quem cha-
    mei e não deixaram de atender a
    este Palhaço Poeta que, comovido,
    faz graça e se bobear, chora, mas
    de felicidade.

    (O meu texto é o quinto de cima
    para baixo com data de 23/08/12)

    http://bardoescritor.blogspot.com

    Um beijo e obrigado, amiga.

    silvioafonso






    .

    ResponderExcluir