Páginas

terça-feira, 6 de abril de 2010

O dia em que o Rio parou...

Saí pra trabalhar ontem, normalmente como sempre faço, às 5h45 da manhã. Fui pra uma escola que dou aula no Centro do Rio, fiz teatrinho de Páscoa pras crianças, com meus 2 amigos de trabalho, tudo certo.

Aí de noite a jornada continua em Caxias, e lá fui eu. Em torno das 18h começou a chover, e às 18h30 avisei a coordenadora que estava indo embora, que nem ia dar aula por conta da chuva. Comuniquei a turma que tava correndo do temporal (só tem adultos) e fui embora.

Peguei logo um bus e fiquei aliviada, crente que ia chegar logo em casa. Na Av. Brasil o caos estava instalado já. Ficamos 3 horas (isso mesmo, 3 HORAS), parados no mesmo lugar. Tudo ilhado e sem chance de sair de lá.Tirei meu esmalte diamante roxo todo das unhas e as roí também. Aff!!!!!

Um liga liga sem fim, mãe, marido, irmãos, amiga... E eu ali, tensa.

Desci na rodoviária Novo Rio às 23h51 e tive a ideia de pegar um ônibus pra Região dos Lagos, que fizesse parada na rodoviária de Niterói (carregar cartão de crédito na bolsa tem essas vantagens, de salvar de alguns perrengues). Tinha um indo pra Cabo Frio que saíria às 23h59 (horário engraçado esse, né?), comprei passagem, desci pra plataforma 33 pra esperar o bus. A fome, o frio, e a calça e tênis molhados eram mero detalhes. Além de não ficar em pé no temporal (guarda-chuva não resolvia nada), num ponto de ônibus lotado, esperando um ônibus que nunca chegava, pude pagar R$1,25 pra fazer um pipi no banheiro semi-limpo.

O ônibus saiu às 00h30 e 1h eu já estava em Niterói. A chuva não dava trégua. A frustração veio quando vi que não tinha um táxi sequer e muitas e muitas pessoas cheias de mala esperando por um também. Sentei numa das cadeiras, toda encolhida de frio e fome (não tinha lanchonete aberta!!!) e resolvi passar a noite lá.

Mas minha mãe conseguiu contato com um taxista amigo e ele enviou um outro amigo pra me buscar. Os demais que lá estavam, queriam me matar, falando EU TÔ NA FRENTE e eu falei EU LIGUEI PRA ELE E ELE VEIO ME BUSCAR!!! Coisa de louco total.

Aí sim, achei que estava bem. Que nada!!! Rodamos, rodamos, rodamos, tentamos todos os caminhos possíveis pra chegar em minha casa e em cada um deles tinha árvore, pedras ou barranco no caminho.

Aí Con falou pra eu ir pra casa dos pais deles. EU QUERIA IR PRA MINHA CASA, MINHA CAMA, mas não teve jeito. E ainda estou na casa dos sogros. Hoje na hora do almoço, amore conseguiu chegar aqui, almoçamos todos juntos, ele trouxe roupa quentinha pra mim e casaco também, e daqui há pouco iremos pra nossa casa, que continua sem luz desde ontem.

Estão todos lá: mãe, irmã, irmão e sobrinho-afilhado-espetáculo, mas no escuro e sem telefone. A Vivo tá fora do ar, sem luz, a Livre (embratel) também tá fora. Só o nextel do meu irmão funcionando e sendo nossa comunicação (o da minha irmã descarregou a bateria e sem luz...). Ainda bem que a TIM não me deixou sozinha na pista.

Tô preocupada que não consigo falar com meu pai. Meu pai conseguiu me ligar às 18h, tá bem. Teve uma prima minha que perdeu tudo que tinha em casa. Deu 1m de chuva dentro do apê dela (ela mora no térreo).

Enfim, é isso. Escolas e repartições públicas sem funcionar. 95 mortos (48 deles em Niterói), muitas pessoas ainda na rua, ruas alagadas e a chuva não para.


A cidade de Niterói (que moro) decretou estado de luto, pelos 48 mortos e mais de 1000 desabrigados.

O negócio é rezar
Só Deus.

Obs.: Se eu tivesse ido ao show, além de pegar muita chuva, ia ficar virada para trabalhar (e não tinha como faltar, pelo teatro que faríamos pras crianças, só 3 personagens, se eu faltasse, já era a peça e eu jamais deixaria minhas crianças na mão) e quando passasse esse perrengue todo, não ia estar me aguentando em pé (bem dormida já não tava tanto, pois já estava há 22 horas na RUA).


Image and video hosting by TinyPic Novo perrengue na volta minha e de Con pra casa, com parada de mais de uma hora no mercado para esparar o vendaval passar e tudo alagado demais. Mas chegamos bem. E graças a Deus agora a luz voltou (até fiz uns updates no post). Tirei umas fotos aqui do bairro pra vocês terem noção:





Image and video hosting by TinyPic
Ao descermos aqui na praia, nos deparamos com essa tristeza: 
mar barrento, muita sujeira...

Image and video hosting by TinyPic
E avistamos a barreira que desabou na Estrada Fróes, 
próxima a casa de Torben Grael

Image and video hosting by TinyPic
Con e a rua que passamos para chegar até a nossa, 
que não alagou, graças a Deus




Image hosted by TinyPic.com Beijossssssssss

19 comentários:

Andrea Aoki disse...

Aí Mi, tô acompanhando pelos jornais, que caos, meu Deus... aqui tb está chovendo, mas aquela garoa, que hora aperta, hora diminui e tb muito vento, mas no Rio a coisa foi bem feia... gente que ficou na rua mesmo, não tinha como andar em lugar nenhum né?

Graças a Deus vcs estão bem, espero que vc já tenha conseguido falar com seu pai, sorte aí pra vcs, bjusss

Jaque Gonchoroski ઇ‍ઉ disse...

Lamentável o que aconteceu e está acontecendo...

Pode ter certeza que todos estão rezando. E que essa chuva passe logo...

Se cuida aí...

Beijos

MELISSA disse...

Ouvi dizer mesmo que o Rio tá um caos :\
Pelo menos deu tudo certo com vocês, né?

Pode me chamar de Lu... disse...

Poxa amiga, vc poderia ter me ligado!
Se bem que eu estou ilhada aqui dentro de casa desde ontem. Não consegui sair pra trabalhar hj e a agência não abriu. Uma doideira. David tb não trabalhou. Foi liberado.
Espero que vc já esteja em casa.
Saudadess

Dany disse...

Foi sinistro! Tadinha de vc!
Fiquei aliviada pq meu marido conseguiu sair cedo do trabalho (em Copacabana) ontem e nem pegou esse engarrafamento bizarro...
Já assistiu Ensaio sobre a Cegueira??
Parece que estamos vivendo isso no RJ...

¤(`×[¤ Juzinhah ¤]×´)¤ disse...

caraca q doidera, eu até tive sorte comparado a vc!!

Lulu on the Sky® disse...

Só fiquei aliviada em saber q vc tá bem meio ao caos q tá ai depois q falei com vc, mas se cuida viu? Vamos rezar pra q essa chuva passe logo e volte tudo ao normal.
Big Beijos

Morena disse...

Eu levei duas horas ali da barra até aqui em casa...
Inacreditável..
Ainda bem q entre todo esse caos estamos sobrevivendo.
Rezar e muito

Beijos saltitantes
Boa semana

Helenice disse...

Fiquei sabendo notícias agorinha. Que horror! Muito ruim essa situação. Tá chovendo para todo o lado amiga, até em Natal. Beijão e ótima quarta, mais quentinha e eme casa.

disse...

Micha tenho acompanhado tudo pela TV,logo cwedo falei com meu amor para saber se estava tudo bem com ele graças a Deus tá tudo certinho.Tenho uma Tia que mora ai em Nikiti e a gente não estava conseguindo falar com,depois de muita tentatica conseguimos falar com meu Tio.Elesz moram em Pendotiba estavam ilhados em casa sem poder sair e sem luz.Graças a Deus nada de grave aconteceu com eles.Se cuida viu com essas ruas alagadas todo cuidado é pouco.Bjus

Jana disse...

OLha, vou te contar... BEM VINDA AO CLUBE....
Nós Paulista passamos por isso também há uns 2 meses ....
E confesso que te entendo e imagino... o pior é que não ficamos em paz né.... a gente não sabe o que esta acontecendo em casa, se a familia esta bem.... as doenças, tudo para, bate um desespero, um aperto no peito, como se estivessemos perdendo tudo....
Espero que tudo melhore por ai, a chuva de trégua.... Espero que sua prima, coitada consiga se resolver....
MEus sentimentos pelas perdas (mortes) ai em seu Estado....
Um beijo
Janaina

Van disse...

É Mi, fiquei aliviada ao falar com você!
Graças a Deus estamos bem... nessas horas penso muito em quem é morador de rua... o sufoco que eles passam...
O negócio é ficar em lugar seguro e esperar as coisas melhorarem!
Beijos

Kellen disse...

Guria!
Cheguei agora pouco em casa e meu pai me contou sobre a chuvarada que assolou o Rio de Janeiro.
Que bom saber que vc está bem.
Espero que tudo possa voltar ao normal por aí.
Bj grande

Alice Voll disse...

Nossa Micha, a coisa aí tá feia, tenho visto nos jornais, meu coração fica apertadinho!
Espero que isso passe logo!
Ainda bem que aí estão todos bem!

Jaque Gonchoroski ઇ‍ઉ disse...

Olá
Obrigada pelo comentário no blog. Que bom que vc se identificou com o post. E não desanime não. Ele nunca te deixa só.

E sobre a tragédia, realmente parece que estamos vivendo em um filme... que infelizmente está mais real a cada dia que passa...

Volte sempre no blog, vc é muito bem vinda.

Se cuida
Beijos

O caminho se faz caminhando... um dia após o outro disse...

Oi Mi, ontem enquanto acompanhava pelos jornais na tv fiquei pensando em ti mulher, mas que bom que pelo menos com vc e os seus está tudo bem ... lamentavel pela cidade ... mas enfim, infelizmente, plantamos isto né ... mas força que estaremos aqui rezando pelos cariocas e "nitoroiense"?!?! é assim?!?!?

Bjus

Carolina disse...

Nossa, espero que esteja tudo bem por ai, e evite sair de casa, a não ser que vc more em alguma zona com risco de deslizamento...

É mto triste o que está acontecendo com o Rio de Janeiro, estou aqui na corrente positiva para qque tudo se resolva!!!!

Beijos

Katia Cavalcante disse...

Oi flor, qdo. liguei a tv que vi o que tava rolando aí, pensei: putz, a Micha ... fiquei feliz em saber que apesar de todo o sofrimento e transtorno vcs estão bem.

Só nos resta pedir que Deus proteja todos aí e que a chuva pare e logo.

Bjkas !!!

Murdock disse...

Eu escapei de tudo. Saí do trabalho na hora de sempre, cheguei em casa antes da chuva e na terça, quando vi a situação que estava, vi que não ia ter como chegar no trabalho e voltei pra casa.