sexta-feira, 24 de junho de 2016

Feijoada no Quilombo



Sábado, dia 18, eu e Con fomos com minha irmã, numa feijoada no Quilombo do Grotão, que é feita na lenha e ainda rola uma roda de samba para animar, e hoje um grande amigo nosso que tocou com seu grupo lá.



Para chegar ao Quilombo é preciso percorrer uma estradinha de terra. A decoração do lugar é toda rústica e bem bacana. Até a decoração do banheiro é maneira, com poema e letra de música na porta. Tudo simples e legal.





Lá encontramos um outro amigo da capoeira, que foi com a esposa e amigos. E nos juntamos para sambar um pouco.



Comida e música boa juntas, é a combinação perfeita.





A comunidade tradicional ocupa parte da Serra da Tiririca, nas encostas do Engenho do Mato, em Niterói, e foi criada depois da falência da fazenda que empresta nome ao bairro.


Quando a fazenda fechou, na década de 1940, os trabalhadores não receberam título de propriedade. Na década de 60, a massa falida da então Fazenda Engenho do Mato foi repassada a uma loteadora, que tentou expulsar os moradores:

Em 1991, foi criado o Parque Estadual Serra da Tiririca. Em resposta, os quilombolas se reuniram na Associação dos Sitiantes Tradicionais da Serra da Tiririca e na Associação da Comunidade Tradicional do Engenho do Mato. Ambas as instituições seguem atuando para garantir a permanência, naquela terra, das famílias que guardam sua história.



Beijossssssss
┌──»ʍi૮ђα

7 comentários:

  1. Ai que lindo gostoso Micha, hummmm fiquei com vontade da feijoada viu..rss, bj

    ResponderExcluir
  2. Que gostoso, Micha! Eu amo restaurantes assim! São muito aconchegantes!

    Tem um bem legal no mesmo estilo na divisa de Águas de Lindoia e Monte Sião. Sempre que vou à região, almoço lá!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oi Micha !

    Obrigada pela linda msg. Antonella é uma gatinha e vem trazendo muita alegria ao nosso viver. Super beijo moça bonita, se cuida ! <3

    ResponderExcluir
  4. Que dia legal, amo feijoada, adorei saber um pouco de historia. Boa semana...bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Micha, é verdade, fiquei a dever a foto da Darlene e dos manos, lá no meu blog; vou colocar logo que puder. Que passeio nice esse que vocês fizeram e a feijoada a lenha devia estar uma delícia. Um óptimo dia para ti. Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Que lugar aconchegante e super divertido!
    E seu prato ta lindinho, sem exageros...assim que tem que ser, sem privações e apenas com moderação =)
    Bjs
    Ca

    ResponderExcluir
  7. meu pai amado.. meus vermes estão até fazendo protesto agora exigindo uma feijoada..kkkk.. bjokas lindeza e sucesso sempre

    ResponderExcluir