quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Desafio Literário 2018


Não li na ordem dos meses, mas fui lendo os livros conforme dava vontade (assim que leio). E os livros lidos foram (vou postar na ordem do desafio):

Janeiro - Ficção científica: estilo que não sou nem um pouco fã, aí quando vi esse aí, animei de ler.

30 e poucos anos e uma máquina do tempo: o 1o. desafio do ano era ler um livro de ficção científica, estilo que não curto nem um pouco. Daí comecei a procurar algum que não fosse ser tão ruim de ler e achei esse, que me amarrei. Queria muito achar uma máquina do tempo assim pra ir ver shows do Elvis, Janis Joplin, Bob Dylan, Johnny Cash, Bob Marley, Beatles, Legião. Voltaria a uns shows dos Raimundos, do Nirvana... Ai que sonho!!!! Livro doidinho e bem legal.

Sinopse: Imagine poder viajar no tempo para assistir a qualquer grande show da história: os Beatles no Shea Stadium ou no telhado da Apple Records, o Nirvana em um bar minúsculo de Seattle ou Miles Davis no lendário clube Birdland. A norte-americana Mo Daviau transformou esse desejo em realidade no engenhoso 30 e poucos anos e uma máquina do tempo, uma espécie de cruzamento entre De volta para o futuro e Alta fidelidade protagonizado por Karl e Wayne, dois amigos de meia-idade que descobrem um meio de voltar no tempo para assistir a shows incríveis, e a ganhar dinheiro com o negócio. Tudo vai bem até que Wayne decide o óbvio: interferir no passado. Afinal, quem dispensaria a chance de reescrever uma ou outra linha da própria história? Movido a música e romance, 30 e poucos anos e uma máquina do tempo é uma espirituosa, e um tanto nostálgica, reflexão sobre sonhos, escolhas de vida e a passagem do tempo.


Fevereiro - Um amigo recomendou@valeriapaulino indicou e corri pra ler. Realmente valeu a pena, um suspense daqueles. Temos gostos parecidos pra suspense e tal, e uau! Esse é demais. Vai virar filme.

A mullher da cabine 10: Laura Blacklock, Lo, é uma jornalista estagnada, com síndrome do pânico, que embarca na viagem inaugural do Aurora Borealis e considera de dar uma alavancada na carreira. Mas ela viu demais e mesmo recebendo aviso para para de fuçar, seguiu em frente investigando o que houve. E ficou muito enfrentada. Não quero escrever muito pra não dar spoiler.  Perdi o fôlego, parei pra respirar e recuperar, fiquei com olhos cheios de lágrimas... já quero o filme!

Sinopse: Aclamado pela crítica e há mais de 30 semanas na lista dos mais vendidos do The New York Times, A mulher na cabine 10 estabelece de vez Ruth Ware como um dos grandes nomes do suspense contemporâneo, na melhor tradição de Agatha Christie. No livro, uma jornalista de turismo tenta se recuperar de um trauma quando é convidada para cobrir a viagem inaugural de um luxuoso navio. Mas, o que parecia a oportunidade perfeita para se esquecer dos recentes acontecimentos acaba se tornando um pesadelo quando, numa noite durante o cruzeiro, ela vê um corpo sendo jogado ao mar da cabine vizinha à sua. E o pior: os registros do navio mostram que ninguém se hospedara ao seu lado e que a lista de passageiros está completa. Abalada emocionalmente e desacreditada por todos, Lo Blacklock precisa encarar a possibilidade de que talvez tenha cometido um terrível engano. Ou encontrar qualquer prova de que foi testemunha de um crime e de que há um assassino entre as cabines e salões luxuosos e os passageiros indiferentes do Aurora Boreal.


Março - Suspense policial: um dos meus estilos preferidos e os do Harlan Coben são todos maravilhosos.

Confie em mim: Spencer se suicida e seu amigo Adam desaparece. Duas mulheres são assassinadas em pontos diferentes da cidade e são amigas. Um clube onde jovens vão e estão envolvidos com drogas lícitas. Tudo se embricando. Um suspense daqueles, que não dá vontade de parar de ler. Amo!

Sinopse: Preocupados com o comportamento cada vez mais distante de seu filho Adam - principalmente depois do suicídio de seu melhor amigo, Spencer Hill -, o Dr. Mike Baye e sua esposa, Tia, decidem instalar um programa de monitoração no computador do garoto. Os primeiros relatórios não revelam nada importante. Porém, quando eles já começavam a se sentir mais tranqüilos, uma estranha mensagem muda completamente o rumo dos acontecimentos: "Fica de bico calado que a gente se safa." Perto dali, a mãe de Spencer, Betsy, encontra uma foto que levanta suspeitas sobre as circunstâncias da morte de seu filho. Ao contrário do que todos pensavam, ele não estava sozinho naquela noite fatídica. Teria sido mesmo suicídio? Para tornar o caso ainda mais estranho, Adam combina ir a um jogo com o pai, mas desaparece misteriosamente. Acreditando que o garoto está correndo grande perigo, Mike não medirá esforços para encontrá-lo.Quando duas mulheres são assassinadas, uma série de acontecimentos faz com que a vida de todas essas pessoas se cruzem de forma trágica, violenta e inesperada.


Abril - Que penso ser ruim: não pode repetir o livro, mas o que pensei que seria ruim seria ficção (que curti bastante o livro) e fantasia.


Ansiedade: Demorei mais de 1 mês pra ler esse livro porque não me prendeu, duvidei dele por momentos devido a muita autopromoção do autor (eu fiz, eu criei, eu inventei, eu, eu, eu...), mas não sou de desistir e fui lendo. Do capítulo 10 pra lá curti e fez muito sentido pra mim. Se eu soubesse, teria lido do 10 em diante.

Sinopse: Você sofre por antecipação? Acorda cansado? Não tolera trabalhar com pessoas lentas? Tem dores de cabeça ou muscular? Esquece-se das coisas com facilidade? Se você respondeu "sim" a alguma dessas questões, é bem provável que sofra da Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA). Considerada pelo psiquiatra Augusto Cury como o novo mal do século, suplantando a depressão, ela acomete grande parte da população mundial. Neste livro, você entenderá como funciona a mente humana para ser capaz de desacelerar seu pensamento, gerir sua emoção de maneira eficaz e resgatar sua qualidade de vida.



Maio - Comédia: rendeu boas risadas que eu não esperava. Curti!

Par perfeito: Alice é casamenteira na agência Par Perfeito, cuja dona, Audrey, ostenta um 'casamento perfeito' com John e pega no pé dela por tudo. Kate se inscreve na agencia em.busca de um amor. Sua amiga, Lou, é contra e só quer saber de curtir a vida. No evento anual de casamenteiras, Alice conhece John e ele se apaixona por ela. Muitas confusões, desencontros e risadas. Dividida por capítulos de personagens, a história se entrelaça muito bem, é leve, divertida. Gostei.

Sinopse: Alice Brown, é o que antigamente se chamava de casamenteira, uma profissional especializada em encontrar a tão sonhada “outra metade da laranja”, o amor da sua vida, o fogo e a paixão. Alice passa os dias ajudando mulheres a se apaixonar loucamente. Suas clientes, e… ELA TAMBÉM, é claro, estão ansiosas para conhecer um príncipe encantado. Kate, está a exatos 569 dias de fazer 35 anos e há exatos 5 anos atrasada nessa missão de vida. A dificuldade é que seu, digamos, padrão, está fora dos padrões. Desesperada, isso mesmo, desesperada para encontrar aquele gato, lindo, perfeito, romântico, carinhoso, bom de cama, atencioso, gostosão, charmoso, UFFFFFFA, ela sabe que sua última esperança recai sobre Alice. Enquanto isso, a própria Alice está tendo probleminhas para lidar com seu chefe, e problemaços para parar de se apaixonar pelo homem alheio. E se nada der certo? E se ela falhar com Kate? E se, ela mesma, estiver precisando de uma ajudinha profissional?


Junho - Baseado em fatos reais: amo biografias, diários e livros baseados em fatos reais.

Era um garoto: Adoro livros de diários e sobre 2a. guerra e esse envolve um brasileiro (nascido no Brasil), filho de alemães e não quis perder. Horst Brenke nasceu no Brasil, filho de pais alemães, passou parte da infância em Belo Horizonte, onde viveu por uns anos até voltarem pra Alemanha. Aos 18 anos saiu pra comprar pão e não voltou mais: foi obrigado a ir pra Guerra. Foi capturado e feito prisioneiro pelos russos e registrou tudo num diário, que sobreviveu ao tempo e virou esse livro nas mãos do Tarcísio, que fez um trabalho maravilhoso que não dá vontade de parar de ler. Amo diários, amo historias verdadeiras, amo histórias da 2a. Guerra, só podia amar esse livro.

Sinopse: Livro-reportagem escrito pelo jornalista Tarcísio Badaró a partir do diário de Horst Brenke, um brasileiro filho de pais alemães que retornou com a família para Berlim durante a adolescência e foi forçado a integrar o exército de Hitler nos meses finais da Segunda Guerra Mundial. Capturado por soldados soviéticos, foi feito prisioneiro na Rússia por mais de um ano, período em que manteve o diário. Depois de libertado, sem documentos que comprovassem sua nacionalidade e com o português já vacilante, vagou pela Europa e encontrou muitas dificuldades para retornar ao Brasil, país que considerava seu verdadeiro lar. O livro é dividido em duas partes: a primeira consiste em uma narrativa tocante baseada nos relatos do diário de Horst e na pesquisa de Badaró; já a segunda apresenta a investigação do jornalista, que refez os passos de Horst pela Europa a fim de reconstituir sua história, uma história que nem mesmo sua família conhecia muito bem.

Julho - Escrito há mais de 50 anos: quando vi essa categoria, logo pensei em reler um da Agatha.

Cipreste Triste: sou suspeita porque amo Agatha Christie demais, paixão da adolescência e que gerou minha loucura por ler. Esse foi pro desafio literário, um livro com mais de 50 anos. Esse é com o figuraça do Poirot, que eu adoro. Mais um final de semana daqueles que não dá para descobrir o assassino. Bom demais!

Sinopse: A dona de uma mansão no interior da Inglaterra morre durante o sono, depois de padecer de uma longa doença. Enquanto a família ainda se recupera do golpe, uma jovem aparece morta nas redondezas. Quando a bela Elinor é incriminada mediante provas aparentemente irrefutáveis, Hercule Poirot é a única pessoa que pode provar sua inocência. Para chegar à verdade dos fatos, ele terá de travar um embate sem igual na justiça inglesa. Este é o primeiro romance de tribunal protagonizado pelo mais famoso personagem da Rainha do crime.
Publicado em 1940, Cipreste triste foi escrito em plena Segunda Guerra Mundial, um período de intensa produção na carreira de Agatha Christie, que se tornaria um dos nomes mais célebres do século XX em matéria de histórias de tribunal imortalizadas no cinema.


Agosto - terror: gosto do estilo e gostei muito desse livro.

Piano vermelho: Uau! Que livro! Não queria parar de ler para saber porque Phillip estava no hospital, sendo cuidado e ajudado pela enfermeira Ellen, enquanto lembrava de uma missão no deserto da Namíbia junto com seus amigos de banda Os Danes, onde foram para descobrir um misterioso som com poder nuclear. Intrigante, interessante, amei! 

Sinopse: Ex-ícones da cena musical de Detroit, os Danes estão mergulhados no ostracismo. Sem emplacar nenhum novo hit, eles trabalham trancados em estúdio produzindo outras bandas, enchendo a cara e se dedicando com reverência à criação — ou, no caso, à ausência dela. Uma rotina interrompida pela visita de um funcionário misterioso do governo dos Estados Unidos, com um convite mais misterioso ainda: uma viagem a um deserto na África para investigar a origem de um som desconhecido que carrega em suas ondas um enorme poder de destruição. Liderados pelo pianista Philip Tonka, os Danes se juntam a um pelotão insólito em uma jornada pelas entranhas mortais do deserto. A viagem, assustadora e cheia de enigmas, leva Tonka para o centro de uma intrincada conspiração. Seis meses depois, em um hospital, a enfermeira Ellen cuida de um paciente que se recupera de um acidente quase fatal. Sobreviver depois de tantas lesões parecia impossível, mas o homem resistiu. As circunstâncias do ocorrido ainda não foram esclarecidas e organismo dele está se curando em uma velocidade inexplicável. O paciente é Philip Tonka, e os meses que o separam do deserto e tudo o que lá aconteceu de nada serviram para dissipar seu medo e sua agonia. Onde foram parar seus companheiros? O que é verdade e o que é mentira? Ele precisa escapar para descobrir. Com uma narrativa tensa e surpreendente, Josh Malerman combina em Piano Vermelho o comum e o inusitado numa escalada de acontecimentos que se desdobra nas mais improváveis direções sem jamais deixar de proporcionar aquilo pelo qual o leitor mais espera: o medo.

Setembro - coleção vagalume: li tanto essa coleção quando era criança, pegava os livros na biblioteca da escola. São todos maravilhosos.

Tonico: Tonico tem 14 anos, perde o pai e vira 'o homem da casa', precisando trabalhar para ajudar a mãe e a avó, enquanto suas duas irmãs vão morar na casa do tio Bio, que vir a um conselheiro para ele. Bem realista, porem fora da minha realidade. Apesar de ser um livro infanto-juvenil, de leitura fácil e rápida (coisa de poucas horas), tem muito a ensinar. Já quero reler a continuação 'Tonico e Carniça'. A série vagalume faz parte da minha infância e quero reler todos que puder.

Sinopse: Pobre e órfão de pai, Tonico sonha com uma vida independente e começa a trabalhar como engraxate, percorrendo as ruas com o amigo Carniça.


Outubro - Fantasia: outro estilo que não curto, aliás, nem leio. Comprei esse livro especialmente pro desafio e enrolei muito para ler.


Novembro - Fim da fila: esse tava há muitos anos na minha aqui encostado para ler. Enfim, foi. E valeu a pena.

Woodstock: Depoimentos e trechos de entrevistas dos participantes (cantores, músicos, organizadores, produtores musicais, amigos das bandas, empresários) do Festival Woodstock, que aconteceu de 15 a 17 de agosto de 1969. Viajei lendo o livro, que é dividido por dia dos festival e por artistas, na ordem que eles se apresentaram no dia. Demorei a ler (tava lendo há tempos), porque parava, colocava trilha sonora do cantor no YouTube pra ir ouvindo. E só posso reafirmar o quanto eu queria ter estado lá. Gostei!

Sinopse: Dividido em três partes, uma para cada dia do festival, e com um capítulo para cada show, Woodstock, de Pete Fornatale, é uma grande coleção de depoimentos de quem esteve atrás, à frente e em cima do palco. Neste livro, estão todas as histórias, lendas e mitos que fazem parte do espetáculo. Depoimentos como o de Santana sobre o seu show – uma das grandes surpresas do festival: “Eu estava chapado de mescalina porque me disseram que eu só ia tocar às duas da manhã. Assim que tomei o lance e comecei a pirar, subimos – eram duas da tarde!”


Dezembro - Romântico: comprei por passar numa cidade que já visitei e curti bastante. Fofo! Bem romântico mesmo, estilo água com açúcar.


Quando o amor bater à sua porta: Malu é uma escritora famosa e mora sozinha em São José dos Pinhais, onde todo dia pedala até o aeroporto e visita seu avô no asilo onde ele vive. Luiz Otávio bate a sua porta, pois perdeu a memoria após um acidente de carro e no seu bolso tinha um papel com o endereço dela e é q esperança dele saber quem ele é. Os dois acabam se conhecendo conforme vão tendo mais contato e Malu tem sua vida reinventada. Gostei!

Sinopse: Malu Rocha é uma escritora de 29 anos independente, confiante e bem-sucedida. Mora sozinha em São José dos Pinhais, perto de Curitiba, onde mantém uma rotina regrada de pedalar todas as manhãs, escrever e, semanalmente, visitar o avô de 98 anos em uma casa de repouso. Porém sua vida toda controlada sai do eixo quando um homem bate à sua porta e se apresenta como Luiz Otávio Veronezzi, dizendo ter perdido uma reunião marcada com ela. Malu não se lembra do compromisso e sua primeira reação é dispensá-lo. Mas o belo desconhecido insiste, explicando que sofreu um acidente de carro, ficou em coma e perdeu a memória, assim como seus documentos. As únicas coisas que restaram foram um pouco de dinheiro e um papel com o nome e o endereço de Malu, o nome dele e a data da reunião. Luiz confessa que a escritora era sua última esperança para descobrir a própria identidade. O problema é que ela não tem a menor ideia de quem ele seja. Desconfiada, mas sentindo-se responsável pelo acontecido, Malu decide ajudá-lo e embarca em uma jornada para descobrir quem ele é – o que acaba trazendo à tona muitos fatos sobre si mesma, seus medos e segredos mais bem guardados, além de um passado que preferia esquecer.


Beijossssssss
┌──»ʍi૮ђα

Nenhum comentário:

Postar um comentário