quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Organizando material de estudo



Não sei desde quando, mas há tempos que quando faço algum curso (pós graduação, curso livre...) eu uso folhas de fichários, que compro os blocos e deixo sempre uma cor para cada matéria. Levo dentro de um saco plástico, daqueles de furo, para colocar em fichários e afins. Mas o fato é que não uso fichário. Acho mais prático a folha pois nunca sei quanto vou precisar realmente para cada disciplina e assim fica fácil de acrescentar, se preciso.



Meu material de estudo (faculdade, pós) que penso que ser útil ainda, guardo em pasta sanfonada, separados por disciplina/área de interesse e acho bem prático.


No Mestrado a coisa teve que ter uma outra logística, por conta da quantidade de material para leitura. Mantive as folhas de fichário e saquinhos de sempre, mas agora achei melhor fazer capas por tema e estou guardando em pastas de elástico o material já lido, utilizado e referenciado que não precisarei retomar (ao menos é o que espero), com etiquetas para sinalizar esse fato.




Os que ainda tenho que ler, estão em sacos com capas guardados em caixas organizadoras plásticas, etiquetadas com adesivo tipo quadro negro (que escrevo com giz branco líquido - nada de poeira).



Os livros coloquei numa caixa que encapei com contact. Conforme já tiver lido, referenciado e não precisar mais usar, vou colar adesivo de bolinha para lembrar que já "matei" o dito cujo.



E ainda sobre os livros, eu uso post it para marcar, lembrar, anotar...enfim, facilitar a vida também.



Escrevendo parece trabalhoso, mas poupa muito tempo na hora de estudar, pois está tudo no seu devido lugar e não fico perdendo tempo procurando cada coisa, querendo saber se já li ou não, se preciso reler ou não... mas antes isso tava acontecendo, aí vi que já tava na hora de dar um jeito na bagunça. Valeu a pena, como sempre!!!

Não enlouqueça!!!

Leia mais: Organizando os papéis da faculdade, Organizando material da faculdade, Destralhamento do material da faculdade, Como organizar material da faculdade.

Beijosssssssssssssssss
┌──»ʍi૮ђα 

5 comentários:

  1. Meu , você é muito organizada ... parabéns !!! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Acho mais fácil separar as matérias por cor. Isso ajuda na hora de estudar.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  3. Como eu queria ser organizada assim!!!

    ResponderExcluir
  4. Adorei a sua organização. Eu sempre tive pena de sujar, rabiscar e amassar meus livros e os post it são uma ótima opção para marcar e anotar coisas sem danificar o livro, né? Gostei muito das caixas, tenho algumas parecidas, mas tenho menos espaço.
    Beijo!

    ResponderExcluir