quarta-feira, 28 de junho de 2017

Dia 4 (parte 1): Tour Cervejeiro

No sábado de manhã fizemos a rota da cerveja (de novo pela Brocker), também com muita chuva. A sorte foram esses passeios que a chuva não atrapalha em nada. E tava um frio bom, pelas fotos e vídeo dá pra ter uma noção.



Nossa primeira parada foi na cidade de Nova Petrópolis, que tem esse nome em homenagem a Pedro II, filho de Leopoldina, que estimulou a imigração alemã pro Brasil. Fica em torno de 40 min. de Gramado. Edelbrau, fica em Nova Petrópolis. Provamos 4 cervejas: pilsen, Weiss, stout e apa. Lugar lindo. Fundada em 2011. Produz média de 40 mil l por mês.









Nossa segunda parada foi na Rasen, que significa Gramado, em alemão. Fundada em 2006. A fábrica começou a produzir em 2009 e produz, em  média, de 100 a 110 mil l por mês. É a maior cervejaria da região. 




Fizemos degustação de 5 cervejas: pilsen, Weisen, ambar ale, dunkel e uma sazonal: Golden Strong Ale. O saquinho branco vem uma moedinha de chocolate, para a gente comer antes de beber a 4a. cerveja. Aí espera da 30 segundos e bebe a a dunkel. Bom demais!






Nossa terceira e última parada foi na Cervejaria Farol, em Canela. Matheus, o dono do lugar, foi o nosso guia cervejeiro. Produz para consumo no local. O tonel é de Cobre por fora por questão estética, por dentro, aço inox. Capacidade máxima de 10 mil l por mês. Tava tocando me Me and Mcgee, da Janis Joplin na hora do tour. Então já ganhou meu coração e conquistou 5 estrelas na hora. 










Degustação de 5 cervejas: pilsen, Weiss,   stout, red ale e ipa. Entregam a bandeja com 5 copinhos na entrada e é ruim ficar segurando. Lá comemos um típico almoço alemão delicioso, servido somente aos sábados.



Curiosidades que aprendi nesse passeio:


1) Chopp é vivo, cerveja é 'morta', após pasteurização pra matar a levedura. Toda cerveja já foi chopp um dia.  'Cerveja' caseira, na verdade, é chopp.

2) Existe cerca 385 tipos de cerveja catalogados ao redor do mundo.

3) Diesel = metade cerveja e metade coca cola. (Provei no almoço da cervejaria Farol e gostei).

4) Radler = metade cerveja, metade Sprite.

 Leia mais: Rota cervejeira Gramado, 40 dicas para curtir a Serra Gaúcha, Uma semana na Serra Gaúcha, Roteiro na Serra Gaúcha, Roteiro na Serra Gaúcha de 3 dias, 4 dias na Serra Gaúcha, Inverno na Serra Gaúcha, Planejando sua viagem para Gramado, Gramado tamanho família, Gramado: roteiro de 3 dias, Matraqueando: post índice, Brocker turismo, Citral empresa de ônibus

Beijossssssss
┌──»ʍi૮ђα

3 comentários:

  1. OOOOOOI

    QUE LUGARLINDO, GENTE *-* e você parece ter aproveitado bastante, além de estar super felizona nas fotos. Arrasou!

    beijo
    www.beinghellz.com.br

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha são esses passeios e descobertas. isso é ser feliz, mesmo que a chuva, coisa que amo, não seja uma boa companhia pra viagem, mas nada que impeça, aliás, melhor que calorão. Aproveita.

    ResponderExcluir
  3. Que viagem bacana Mi. Aposto que o Conrado deve ter amado conhecer essas cervejas.
    big beijos

    ResponderExcluir